Home » Minha Pele » Tomar colágeno hidrolisado faz bem?

Tomar colágeno hidrolisado faz bem?

Dietas com suplementação de colágeno hidrolisado têm sido relacionadas a uma promoção da síntese de colágeno na pele. Mas será que isso realmente procede? Ou é apenas mais um novo modismo?

tomar-colageno-faz-bem-para-a-pele-dermatologia-e-saude-1O que é o colágeno?

É a proteína mais importante do corpo humano, correspondendo a aproximadamente 30% da proteína do nosso corpo. Está presente na pele, no tecido conjuntivo, cartilagens, ossos e vasos sanguíneos. Na pele, o colágeno se organiza em fibras que conferem a esse órgão força e resistência.

As dimensões dessas fibras são um fator determinante na flacidez ou firmeza da pele. Pessoas jovens possuem, de maneira geral, fibras mais espessas. Fibras de colágeno com diâmetros pequenos são mecanicamente mais frágeis. Quando ficamos mais velhos, nossa pele vai se tornando atrófica (muito fina), frágil, flácida e enrugada. Isso acontece porque a pele vai perdendo a capacidade de sintetizar colágeno, ou seja, ocorre a produção de fibras mais finas.

Além disso, este envelhecimento da pele pode se dar também pela degradação das fibras de colágeno – principalmente quando expostas ao sol. Cientistas têm observado que esse processo degenerativo pode, além de lesar o colágeno presente, interferir também na sua produção.

Como podemos melhorar nossa produção de colágeno?

Simplificando o que a ciência nos diz, melhorando a vida ao redor da célula responsável pela produção das fibras de colágeno: o fibroblasto.

Uma maneira primordial é, como já mencionado, através do controle da exposição solar. A degeneração do colágeno produz um ambiente celular desfavorável à sua reposição. O interessante é que, ao se melhorar esse ambiente celular podemos reativar os fibroblastos da pele envelhecida – melhorando assim a qualidade da pele.

Segundo a renomada revista Journal of Investigative Dermatology, outra ferramenta que ajuda a melhorar o colágeno são os “preenchedores”. Quando fazemos preenchimentos na pele com ácido hialurônico, as moléculas desse produto promovem hidratação das fibras colágenas, e “sinalizam” quimicamente para que os fibroblastos voltem a produzir colágeno de melhor qualidade. De maneira mais simples, é como se o preenchedor falasse para a fábrica de colágeno: “Ei, estou melhorando a situação ao seu redor, pode voltar a trabalhar melhor!”.

Mas afinal, tomar colágeno é ou não eficaz?

Historicamente os cientistas buscam uma forma eficaz de suplementação do colágeno pela alimentação. A indústria fez inúmeras tentativas para criar produtos que fossem efetivos – mas é difícil compreender como uma proteína grande como o colágeno pode ser absorvida no intestino e ser transportada até a pele.

A notícia boa é que estudos publicados em revistas sérias como Journal of Dermatology e Skin Pharmacology and Physiology têm mostrado que o consumo diário de 5 a 10g fragmentado em pequenos pedaços (colágeno hidrolisado ou peptídeos de colágeno) proporciona efeitos positivos em tecidos humanos que contenham colágeno – como, por exemplo, a pele.

O colágeno hidrolisado é facilmente absorvido no intestino e, quando chega na pele, aumenta o diâmetro das fibras de colágeno e a densidade dos fibroblastos. Ou seja, auxilia na obtenção de uma pele mais forte e previne a formação de rugas profundas através do estímulo à síntese de colágeno. Esses pedacinhos de colágeno ingeridos induzem as células a produzir mais colágeno e ácido hialurônico, componentes chave associados a melhora do tônus, elasticidade e hidratação da pele.

Assim, estudos mais recentes nos levam a concluir que: sim, tomar colágeno hidrolisado faz bem pra pele!



Dra. Maise SampaioDra. Maise Sampaio
Médica Dermatologista
CRM-GO 12756 | RQE 8130

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

6 Comentários

  1. PQ O COLAGENO MARINHO PODE DAR ALERGIA O QUE CAUSA A ALERGIA ?

    • Olá Caroline! Como vai? Algumas pessoas são alérgicas a peixes e frutos do mar. Estas pessoas podem apresentar reações alérgicas ao colágeno marinho, pois este é formado a partir de proteínas dos peixes.

  2. Bom dia.
    Tenho visto muita propaganda de uma marca de colágeno hidrolisado, mas não sei se é confiável. Gostaria de uma indicação, pois não é um produto barato.
    Desde ja agradeço.

  3. Bom dia.
    Tenho visto muita propaganda de uma marca de colágeno hidrolisado, mas não sei se é confiável. Gostaria de uma indicação, pois não é um produto barato.
    Desde ja agradeço.

  4. Qual seria o melhor colágeno no mercado para consumo?

  5. Todos os colágeno hidrolisado me causa alergia,tem alguma outra opção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *