Home » Minha Pele » Você sabe o que é dermatoporose?

Você sabe o que é dermatoporose?

Você sabe o que é dermatoporose?

zdermatologo

Certamente você já ouviu falar de osteoporose ou insuficiência renal, cardíaca ou hepática. Mas é provável que nunca tenha ouvido o termo dermatoporose.
Dermatoporose se refere à perda das funções protetoras da pele, ocasionadas pelo processo natural de envelhecimento (primária) ou secundária ao uso de medicações (como os corticóides).

Importância da dermatoporose

Este é um assunto muito sério, considerando que a pele é o maior órgão do corpo humano e que a expectativa de vida da população tem aumentado. Vemos hoje cada vez mais homens e mulheres acima dos 80 anos levando vidas ativas e independentes, viajando, dirigindo, praticando esportes. Temos também um aumento no número de idosos polimedicados, institucionalizados e acamados. A perda progressiva das funções da pele será um problema cada vez mais comum.

Manifestações da dermatoporose

zdermato6

Na dermatoporose, a pele fica fina, frágil, com manchas roxas que se formam aos mínimos traumas (um cumprimento, um esbarrão, carregar uma sacola, mudar de posição na cama). Em sua evolução podem se formar lacerações na pele (a pele se rompe) e cicatrizes esbranquiçadas. No grau extremo de dermatoporose, podemos ter hematomas dissecantes (hemorragias importantes dentro da pele com risco à vida).

Alguns medicamentos podem piorar a dermatoporose, como os corticóides, anticoagulantes e antiplaquetários, porém seu uso pode ser absolutamente necessário.

Tratamento da dermatoporose

O tratamento se baseia na melhora da função de barreira e proteção da pele e pode ser feito com medicações tópicas, orais e mesmo injetáveis.

Uma descoberta recente é o uso dos bioestimuladores, aumentando o conteúdo de colágeno local e assim melhorando as propriedades mecânicas da pele.

Procure sempre o seu dermatologista de confiança. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.

 



zvaleriaavatar

Dra. Valeria Crispim Baiocchi Cappi

Médica Dermatologista
CRM-GO 8244 | RQE 4538

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

Tags:

1 Comentário

  1. Boa tarde Dea. Gostaria de saber se está doença pode ser tratado com que tipo. De cosméticos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *