Home » Doenças da Pele » Teste de contato

Teste de contato

Teste de contato é um exame realizado sobre a pele a fim de identificar possíveis substâncias que sejam causadoras de alergia de contato

teste-de-contato-dermatologia-e-saude-2Para que serve o teste de contato?

O teste de contato é um exame realizado a fim de confirmar uma suspeita de dermatite alérgica de contato e de identificar as substancias que possam ser as causadoras.

O teste de contato (PATCH TEST) não é indicado para dermatite ou eczema de contato por irritante primário, aquele em que não há anticorpos , somente eczema por irritação no local onde houve o contato (exemplo: alergia ao detergente).

Quando devo fazer um teste de contato?

O teste é realizado quando não é possível identificar a causa de uma alergia de pele através da investigação clínica na consulta ou do exame do paciente.

Quem realiza o teste de contato?

O médico é o profissional capacitado para indicar, realizar e interpretar o teste. Alergistas e dermatologistas são os médicos especialistas que recebem o treinamento adequado para realizá-lo.

Como é feito o teste de contato?

Como até 70% dos casos de alergia na pele são causadas por um pouco mais de 40 substâncias, utilizam-se baterias de sustâncias pré-estabelecidas. As baterias variam de 20 a 40 alérgenos.

  • Cada substância é aplicada em contato direto com a pele, e depois, ocluída com um curativo( veja foto abaixo);
  • O paciente retorna para casa, podendo executar suas atividades normais ,desde que não molhe o local, não se exponha ao sol ou retire os curativos;
  • Em seguida são feitas 2 leituras, uma inicial após 48h (dois dias) e outra com 72h/96h (três a quarto dias).

As substâncias que provocarem reação na pele são as suspeitas, mas o resultado deve sempre ser interpretado pelo médico, pois existem exceções:

  • Teste pode ser positivo para uma substância que não participa do dia a dia do paciente, e portanto não é a causa da alergia;
  • A substância responsável pode não estar presente no teste de contato inicial.

Os resultados podem variar da seguinte forma:

  • Negativo (-): Pele normal;
  • Duvidoso: Nota-se apenas vermelhidão discreta;
  • Positivo fraco (+): Vermelhidão, e pequenas bolinhas (pápulas);
  • Positivo forte (++): Vermelhidão, pápulas e pequenas bolhas (vesículas);
  • Positivo muito forte (+++): Vermelhidão mais intensa, pápulas, múltiplas vesículas que podem se agrupar formando bolhas maiores e ulcerações.
teste-de-contato-dermatologia-e-saude-3
Colocaçāo das substâncias em teste na regiāo dorsal

O teste de contato exige algum preparo?

Sim. Na consulta antes do teste o médico deve retirar os medicamentos em uso que poderiam interferir no resultado do exame, como anti-alérgicos e corticoides. Deve-se evitar a exposição solar por 15 dias antes do exame.

A pele do dorso deve estar íntegra, portanto em alguns casos devemos tratar a região antes de se aplicar o exame. Em raras excessões o teste é aplicado em outros locais, como a pele das coxas.

O teste de contato é doloroso?

Não. Podem ocorrer coceira e incômodo no local do teste,mas não são sintomas insuportáveis e não necessitam de tratamento.

O teste de contato é sempre positivo?

Nem sempre. Muitas vezes ele precisa ser refeito, parcial ou totalmente. Pode ocorrer resultado falso positivo (por exemplo irritação pelo micropore utilizado como curativo, e não pela substância). Desta forma, a interpretação adequada deverá ser feita pelo medico alergista ou dermatologista, juntando o quadro clinico, o histórico do paciente, o exame clínico e o teste de contato.



Dr. Marcelo BrolloDr. Marcelo Brollo
Médico Dermatologista
CRM-RJ 5280769-9 | CRM-DF 17867 DF

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

12 Comentários

  1. Boa tarde! Vcs fazem teste de contato bateria padrão? Se sim qual o valor é endereço?

  2. Eu tenho uma alegria de muitos anos vivo tomando remédio mas as vezes não faz efeito minha médica mim pediu parapra fazer um exame de contato gostaria de saber quanto custa esse exame

  3. Bom dia!!

    Estou com uma duvida muito grande, meu filho de 2 anos esta fazendo alguns exames para saber de que ele tem alergia, porem a medica pediu TESTE CUTÂNEO DE CONTATO DE LEITURA TARDIA (BATERIA PADRÃO E BATERIA REGIONAL), porem fui informada pelo laboratório que esse tipo de exame só é realizado em crianças a partir de 10 anos, minha pergunta essa informação esta correta? A partir de quantos anos pode-se fazer esse exame?

    Desde já muito obrigado pela atenção.

  4. Fazem o teste de contato: padrão, cosmeticos e capilar., meu convenio e o Allianz, se não atendem, me enviem o valor por favor.

  5. Bom dia , vocês atendem o convenio da amil

  6. Gostaria de saber quem finaliza e retira os adesivos é o médico? Agradeço desde já

  7. Boa noite

    Vocês fazem o teste de contato bateria cosmético? Qual o valor? Poderia me fornecer o telefone? Não encontrei no site

  8. Boa noite fiz o teste de contato deu positivo forte com reacao a niquel e metal não posso se depilar tem alguma tecnica fora cera

  9. Tenho pedido para fazer teste de contato para dermatite, gostaria de saber se tem em campo grande Rio,e se aceita plano assim, completo plus?
    Minha alergista Ana Cláudia da assim de campo grande,se casa não aceita o meu plano, qual seria o valor?

  10. Gostaria de saber quanto tempo antes do exame de teste de contanto devo para de tomar o antialérgico pois sofro de uma coceira intensa no corpo que ainda não descobriram o que é mas não sei se vou conseguir realizar pois sou dependente desse remédio e não consigo ficar um dia sem tomar, é horrível

  11. Gostaria de saber aonde faz o teste de contato dermatologico em campo grande. Rio de Janeiro e quanto e o valor do exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *