Home » Unhas e Cabelos » Tenho líquen plano na unha, e agora?

Tenho líquen plano na unha, e agora?

Se você está lendo isto, provavelmente recebeu o diagnóstico de líquen plano. Possivelmente, as suas unhas estão muito fininhas, caíram ou não crescem mais. Elas também podem estar quebrando, com vários risquinhos ou fissuras que fazem as unhas ficarem muito mais frágeis. Outra forma de manifestação é o desaparecimento da unha, a partir de uma pele que sai da cutícula e invade a placa.

Liquen plano na unha
Afinamento com fissuras e quebra das unhas.

Em primeiro lugar, é fundamental que esse problema seja avaliado por um especialista. O médico dermatologista é o mais indicado para fazer este tipo de diagnóstico e, em alguns casos, a biópsia pode ser necessária, mas isso não é sempre obrigatório.

Como é o tratamento?

Essa doença pode ter uma evolução muito ruim apesar do tratamento, portanto o acompanhamento médico é algo necessário. O dermatologista, juntamente com o paciente, irá decidir qual a hora de introduzir ou interromper os medicamentos. A escolha do melhor remédio irá depender do quadro clínico, da gravidade da doença e de outras características, como idade e presença ou não de outras doenças, além da saúde geral do paciente.

Podemos utilizar a prednisona oral em pulso ou diariamente. Injeções de corticosteroides podem ser usadas de forma intramuscular, uma vez ao mês ou direto nas unhas, dependendo da quantidade de lesões que o paciente apresenta. Cremes ou pomadas com corticosteroides, utilizados a noite, sob oclusão, podem ser indicados em casos mais brandos ou já tratados.

A associação de tratamentos é uma alternativa interessante e muito utilizada. Neste caso, podemos associar os comprimidos com a pomada ou creme, por exemplo.

Como cuidar das minhas unhas durante o tratamento?

O trauma nas unhas pode piorar a doença. Use sempre luvas ao realizar tarefas domésticas, evite cutucar as cutículas e fazer manicure. Também é fundamental interromper hábitos como roer unhas. Inclusive, isso pode imitar o líquen plano e confundir o médico. Sempre abra o jogo com o seu médico e não esconda dele se você tem esse vício.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tratamento é longo, pode demorar até mais de um ano. Em crianças é importante excluir doenças autoimunes, como as que aparecem na glândula tireoide. A doença geralmente volta logo após o primeiro tratamento e, na maioria das vezes, é necessário um segundo curso de tratamento para se obter a cura.

O surgimento de sequelas está relacionado ao tempo de doença. Portanto, quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor. O líquen plano de longa evolução pode predispor ao aparecimento futuro de lesões malignas nas unhas. Não abandone o tratamento e, caso tenha feito isso, volte ao médico se alguma coisa diferente surgir nas suas unhas.



Dra-Tatiana-Villas-Boas-GabbiDra. Tatiana Villas Boas Gabbi
Médica Dermatologista
CRM-SP 104415 | RQE 31137

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


2 Comentários

  1. Olá… Tive liquen plano ungueal a 8 anos at4as

  2. Olá… A 8 anos atrás tive liquen plano ungueal nas mãos e nos pés. Fiz tratamento com corticoide durante dois anos… Não tenho mais sinal da doença, mas minhas unhas não nasceram mais. Existe algum tratamento que possa fazer elas crescerem novamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *