Home » Dicas » Tenho bolinhas avermelhadas ao redor da boca. O que pode ser?

Tenho bolinhas avermelhadas ao redor da boca. O que pode ser?

Muito confundida com acne e rosácea, a dermatite perioral pode ser um problema estético e afetar a autoestima da pessoa. Trata-se de uma inflamação da pele que surge como pequenas bolinhas avermelhadas que se assemelham a espinhas, agrupadas ao redor da boca, nariz e olhos, principalmente nas mulheres jovens e crianças. Em geral, o uso contínuo de cremes de corticoides é a principal causa.

Bolinhas vermelhas na pele

Veja três casos típicos de dermatite perioral. Você pode se identificar com um deles.

1.Mulher com pele sensível que já tinha uma inflamação (dermatite seborreica) na face há meses. Ela usava no rosto uma pomada de corticoide indicada por uma amiga sempre que surgiam feridas. Essas feridas sumiam por um tempo, mas com o uso frequente da pomada, as lesões pioraram.

2.Criança com rinite e asma que usava corticoide nasal e fazia nebulizações frequentes. De repente, surgiram bolinhas avermelhadas e agrupadas no canto do nariz e ao redor dos lábios, que ardiam e coçavam.

3.Mulher adulta jovem com acne. Quando surgia uma espinha, ela passava cremes receitados pela avó, como Minâncora®, pasta d’agua ou à base de corticoide para “secar” a espinha. Além disso, usava maquiagem corretiva por cima para disfarçar. Mas as espinhas não melhoraram e começaram a surgir bolinhas, que deixaram a pele cada dia mais irritada e vermelha.

Se você se identificou com um desses relatos, você pode ter dermatite perioral!

Quando desconfiar que você tem uma dermatite perioral?

  • Presença de bolinhas cor da pele ou avermelhadas, monomórficas (todas do mesmo tamanho), que se agrupam formando placas, principalmente ao redor da boca, queixo, nariz e olhos;
  • Pele avermelhada e irritada, principalmente no sulco nasogeniano (bigode chinês);
  • Pele ao redor dos lábios (pequena faixa) é poupada pela erupção;
  • Sensação de coceira leve, pinicação e ardor;
  • Descamação leve.

Bolinhas vermelhas na pele

Conheça os 7 principais gatilhos para o surgimento da dermatite perioral

  • Uso prolongado de pomadas, cremes ou géis de corticoide, principalmente aqueles à base de flúor;
  • Uso contínuo de corticoide nasal, oral ou inaladores;
  • Aplicação de cremes hidratantes oclusivos e pesados;
  • Uso de maquiagens e alguns filtros solares químicos;
  • Uso de pasta de dente com flúor;
  • Alteração de hormônios;
  • Uso de anticoncepcional oral.

Quem são os mais afetados pela dermatite?

A dermatite ocorre principalmente em mulheres jovens, mais comumente entre 20 e 45 anos. Nas crianças, é vista igualmente em ambos os sexos e há relação com o uso do corticoide, creme dental fluorado e uso de chupetas. Nos homens, a dermatite é mais rara, mas a tendência é aumentar já que o uso de cosméticos pelos homens é mais frequente a cada dia.



Dra. Ana Andrade CappDra. Ana Andrade Capp
Médica Dermatologista
CRM-DF 14.244 | RQE 10.245

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


19 Comentários

  1. Oi tudo bem apareceu isso em mim estou grávida de cinco meses não sei mais o que fazer …o que posso usar nas bolinhas …e como posso saber da onde tá vindo essas bolinhas estou usando nebacetim e tomando um antialérgico deu uma melhorada. ..

  2. Tenho ventiligo tem algum medicamento ou algum creme que cura e porque surge o vitiligo.

  3. o que posso fazer para amenizar essa alergia?

  4. Minha filha tem 3 anos e 11 meses há uma semana apareceu bolinhas vermelhas ao redor da boca e nariz onde viravam feridinhas ardiam e cada dia secavam umas e nasciam outras próximas do nariz e do pescoço passei óxido de zinco mas nao resolveu depois comecei dar antialérgico melhorou um pouco mais nao sumiu ainda.

  5. Olá, gostaria saber o que passar para melhorar?Comecei a ter dermatite próximo do nariz e cada vez fica mais vermelho.

  6. Bom dia, meu filho tem 6 anos está com umas bolinhas perto do nariz e agora está aparecendo em volta da boca, estão parecendo com uma feridinha e ele coça toda hora. Não sei o que passar. Gostaria de uma ajuda.

    • Ola tb tenho umas bexiguinhas ao redor dos lábios e nunca.passam ..uso um pouco.de base p disfarçar.. mas gostava d saber algum.nome de algum creme.para k.possa usar. Obrigada

  7. Tenho a mais de um ano ,surgiu quando fazia um tratamente de pele para clarear.Ja usei muitas pomadas a nao adiantou qual sera o tratamento adequado para esse problema,

  8. percebi umas bolinhas igual essas, quero saber o que usar para sarar? Pois estou usando quadriderm.

  9. Oi minha filha tem esta alergia to desesperada oq fasso ,levei em varios medicos sem solução

  10. Tenho esta alergia faz mais de 3 anos, realmente ameniza com o uso de corticóides, mas se fico sem usar um dia, a vermelhidão volta pior. Já fui em vários médicos e nao consegui solução. O que faço para deixar de ser dependente de corticóides e sumir com o vermelhidão?

  11. Olá, há uns dois anos tenho essas bolinhas, nunca procurei tratamento, uso uma pomada chamada cetobeta, alivia bastante e até somem as bolinhas, porém se eu ficar 3 dias sem usar as bolinhas voltam de novo.

  12. Bom dia
    O meu filho já está assim há um mês não passa com nada o que posso fazer

  13. Meu filho tem 5 anos a um mês ele apareceu estas bolinhas vermelha na parte do bigode mas agora já está ao redor da boca oq posso fazer pra ajudá-lo . ?

  14. tenho bolinhas e vermelhidão ao redor da boca e uso uma pomada chamada acetato de betametazona so ela alivia a coceira e vermelhidão ja faz 2 anos preciso de ajuda

  15. ja fas um mes que saiu essasbolinha em volta da inha boca ja usei varias pomadas mis nao adiantou oq devo usar

  16. Ha mais de um ano apareceu bolinhas nos cantosda e de vez em qdo coça.passei por varios dermatos uns diz q e herpis outrps diz não. Ser. Ja usei diversos tipos de pomadas p herpes e alergia sem sucesso por favor preciso de ajuda pois minha alto estima esta la embaixo e nenhum médico pede uma biopsia p ver o q realmente é.as linguagens deles sao totalmente diferente possso cntar com a sua opinião a respeito desse problema

  17. ha algum meses apareceu em mim este vermelhao,o q posso fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *