Tatuagem de henna é inofensiva?

Tatuagem de Henna

A Henna é um pigmento antigo, proveniente de um extrato vegetal presente nas folhas e cascas da Lawsonia inermis. É usada tradicionalmente em diversos rituais tradicionais, como casamentos e festividades na Índia.

Tatuagem de Henna
A dermatite de contato pela parafenilenodiamina causa coceira, vermelhidão, vesículas e bolhas.

Para dar uma cor negra e maior resistência à água, possibilitando a sua duração por até uma semana na pele, os tatuadores frequentemente acrescentam à Henna a parafenilenodiamina. Esta substância é comumente causadora de um tipo de alergia chamada de dermatite de contato.

A parafenilenodiamina é usada em tinturas de cabelo, e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite concentrações de até 6% na fórmula. Mas, infelizmente, já foram encontradas tintas para tatuagens temporárias com até 20% dessa substância, elevando muito o risco de dermatite de contato. Apesar deste possível risco, ainda não há uma legislação específica que regulamente estas tintas para a pele. Mas, e se a criança já fez uma tatuagem nas férias passadas e não houve nenhum problema, ela está livre do risco de alergias?

A resposta é: não necessariamente. A dermatite de contato pode não ocorrer da primeira vez, mas sim depois de um segundo ou terceiro contato com a substância. Uma vez estabelecida, não há cura para ela, como qualquer outra alergia: sempre surgirão crises com o contato com a substância. Estas crises tendem a ficar piores a cada vez, com o aumento da coceira, vermelhidão e bolhas, pois a imunidade do corpo vai se intensificando contra aquela substância.

A dermatite de contato não ocorre imediatamente, pode demorar 24 a 48 horas para começar a aparecer. Dependendo da intensidade, trata-se apenas com medicamentos tópicos (aplicados diretamente na pele) ou via oral também. É importante não pegar mais sol até que a reação desapareça, para não manchar mais a pele. Hidratantes neutros também são benéficos.

Muitas vezes este quadro de alergia não regride rapidamente, podendo persistir por vários meses, deixando marcas, muitas vezes transitórias, mas que em uma minoria podem ser permanentes.


Sobre o autor

1 comentário em “Tatuagem de henna é inofensiva?”

  1. Muito informativo! Tive exatamente tudo que foi exposto no texto. Contudo a dermatite demorou mais de 12 dias para se manifestar. Continuei com as manchas, e isso já faz um ano. Existe algo que eu posso fazer para regredí-las? Até o momento só recebi indicações de tratamento a laser, mas ainda busco um meio tópico, isso é possível? Grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *