Home » Doenças da Pele » Suas mãos estão descamando. O que pode ser?

Suas mãos estão descamando. O que pode ser?

Suas mãos estão descamando. O que pode ser?

maosdermatologia3

Quadros de descamação em mãos são queixas comuns nos consultórios de dermatologia.  Nem sempre se trata de alergia.  Existem diversas causas que devem ser investigadas antes de se iniciar o tratamento.

Micoses, dermatite atópica, desidrose, psoríase, eczema de contato irritativo são causas comuns, assim como alergias, e podem se manifestar de maneira muito parecida.

E, ao contrário do que muitos pensam , problemas do fígado não provocam descamação nas palmas e plantas dos pés.

Vermelhidão, coceira e descamação pode ocorrer em todos estes casos. Por isso, a importância de se diagnosticar o quadro corretamente antes de usar qualquer medicação.

A investigação começa com a história e o exame clínico do paciente. Com isso, consegue-se diagnosticar mais de 90% dos casos.

Quando é preciso,  são solicitados exames complementares , como exames micológicos para pesquisa de fungos, testes alérgicos e biópsia de pele.

O tratamento muitas vezes vai além das medicações. Em alguns casos , o paciente deve adotar novos hábitos de vida como evitar contato com algumas substâncias (materiais de limpeza e álcool gel por exemplo), lavar menos as mãos, usar luvas, entre outros.

 



Dr. Marcelo BrolloDr. Marcelo Brollo
Médico Dermatologista
CRM-RJ 5280769-9 |  CRM-DF 17867 | RQE 25054

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in
Encontre-me no Google

 

 

 

Tags:

1 Comentário

  1. Eu tenho umas manchas nas pernas e perto dos tornozelos comecei inchar muito e agora está,saindo manchas será que e falta,de circulação tenho estenose mitral e insuficiência aórtica será,que provém disso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *