Home » Doenças da Pele » Olho de Peixe – O que é e como tratar ?

Olho de Peixe – O que é e como tratar ?

Olho de Peixe – O que é e como tratar ?

Quem não conhece algum remédio caseiro para olho-de-peixe ? E simpatias então ? Mas você sabe realmente o que é ?

A doença de pele conhecida como olho-de-peixe é a verruga viral. Como o próprio nome diz, é causa por um vírus, o mesmo das verrugas, que aparecem nas outras partes do corpo. Só que como ela é no pé, ao andar, pisamos com o peso do corpo em cima dela e isso faz com que, ao invés de crescer para fora, cresça para dentro da pele. Por isso, dói.

peixeimagem
O contágio é entre pessoas. Isso quer dizer que não se pega olho-de-peixe de nenhuma planta, nem da areia e nem de animais.

O nosso organismo tem defesa contra o vírus da verruga, por isso observamos que mesmo numa família, onde o contato entre as pessoas é muito próximo, geralmente só uma pessoa tem olho-de-peixe. Agora, se houver um machucado ou ferida, fica mais fácil de pegar o vírus.

Por isso não se deve cortar e nem retirar com alicate de unhas : só vai machucar mais e piorar a situação. E se outra pessoa da família usar aquela tesoura ou alicate, aí sim tem grande chance de se contaminar.

E como tratar ?

Para as bactérias, existe o antibiótico, mas infelizmente, para o vírus, ainda não existe um remédio que a gente tome e que mate todos eles. Então, o médico especialista dispõe de uma série de recursos para destruir a epiderme, que é a camada da pele onde o vírus do olho-de-peixe se instala e se multiplica.

Geralmente, o médico prescreve uma pomada para usar antes, para amolecer um pouco a verruga. Depois, no consultório, vai aplicando os tratamentos. Dependendo do tamanho, profundidade e quantidade das lesões, pode-se usar :
. ácido
. crioterapia
. laser
. infusão de medicamentos com microperfurações

Pacientes com boa imunidade melhoram mais rápido

Paciente com atopia (rinite, dermatite atopica, bronquite), demoram mais a responder ao tratamento e podem precisar de um número maior de sessões.

É importante frisar que não pode sobrar nem um pedacinho da verruga, senão ela se multiplica novamente .

Então, o que aprendemos hoje sobre olho-de- peixe :
1 – É, na verdade, uma verruga , causado por vírus.
2 – É contagioso, mas somente de um pessoa para outra.
3 – Não devemos cortá-lo.
4 – Devemos evitar automedicação e procurar logo um médico especialista, para tratar o problema , porque quanto menor o olho-de-peixe, mais fácil e rápido de curar.

 



Dra. Maria Teresa Pereira SoaresDra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *