O que vem a ser uma landra?

O que é landra?

O assunto de hoje é o que é e por que se forma a landra. O que vem a ser uma… landra?

Landra é um caroço, dolorido ou não, e que pode aparecer em diversas áreas do corpo. A landra é, na verdade, um linfonodo aumentado de tamanho. Opa… ficou na mesma, né?

O que é landra?

Linfonodos são áreas do corpo onde as células de defesa do nosso organismo se agrupam. São os glóbulos brancos. Este processo ocorre mais comumente quando há uma infecção, onde há necessidade de multiplicar e treinar o número de “soldados”.

Durante uma infecção, essas áreas ficam inchadas, palpáveis e doloridas. De uma maneira geral, os locais “recrutados” são aqueles mais próximos do foco infeccioso. Por exemplo, uma infecção de garganta pode levar ao aumento na região do pescoço. Nós percebemos esta atividade pelo inchaço, também conhecido como íngua, e também podemos sentir dor.

À medida que a infecção vai sendo combatida, a atividade vai cessando, e o linfonodo vai voltando pro tamanho normal. Pode acontecer da região manter-se um pouco maior do que antes da infecção, mas isso não significa algum problema. As áreas podem aumentar de tamanho por vários motivos, como por exemplo em alergias ou outros tipos de inflamação. As vezes, não se encontra o motivo de aumento de um linfonodo. Na grande maioria das vezes o quadro é simples, e regride espontaneamente em algumas semanas.

Porém existe uma possibilidade rara, mas grave, do aumento de tamanho ocorrer por causas mais sérias, como o câncer. Através do exame físico , e de alguns exames complementares, consegue-se identificar estes casos. Por isso é imprescindível ser avaliado pelo médico. E, se você achar estranho sua avó chamar linfonodo de landra, lembre-se que você chama de íngua, que também não é termo técnico (risos)…



Dr. Marco Otávio Rocha CoutoDr. Marco Otávio Rocha Couto
Médico Dermatologista
CRM-DF 12.167 | RQE 6137

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


5 comentários em “O que vem a ser uma landra?”

  1. O que vou dizer tem a ver com os – (15×4)÷ uns = ???..de anos…portanto… cheia de histórias. .. sempre ouvia minhas mãe falar sobre as ” landras” e sabia que era um caroço. . Quando eu tinha uns 6 anos…lembro-me de que sofria de inflamações na garganta periodicamente…usava antibióticos. .” Benzetacyl ” doía na alma…mas a tal infecção retornava sempre é as tais Londres no meu pescoço eram enormes…até que um dia uma vizinha me chamou na casa dela e passou um creme no meu pescoço em cima do caroço. .e eu muito curiosa perguntei…o que é isso?é ela me disse ser gordura de porco. Em minutos o caroço desapareceu e a dor de garganta também. ..????
    Depois de ser avó tinha uma preocupação com minha neta de 3 anos que apresentava um quadro semelhante ao meu qdo criança. .lembrei da banha e resolvi testar..e não é que deu certo? !!!… usei sempre que a gargantilha dela inflamada. .. Mas.. como…Eu? ??..enfermeira ….usando isso??? Empirismo??? Tentei dar um enfoque científico nisso, e pude entender que, assim como a abelha produz o propolis para sua defesa, também o porco teria sua substância para se defender…descobri o segredo…e assim…indico sempre banha de porco para gânglios linfáticos informados, e até para passar nas costas e barriga em inflamações. .tem dado certo.

  2. Desculpem os erros…mas o corretor Google é o responsável por isso..alguns erros: landra e não londres; garganta inflamada,e não gargantilha; gânglios linfáticos infartados e não informados…acontece sempre..e nesse caso não consegui reeditar.

  3. Sinto alGO incomodando na minha garganta , não sei se é isso mas é que eu canto na igreja aí fiquei com um incômodo na landra pois não seu como pode voltar ao normal. .?

  4. A minha landra apareceu bem na lateral esquerda do meu rosto perto do ouvido, antes eu não sabia o q era e aquilo poorq não sentia o caroço mas doía um pouco. Eu machuquei várias vezes sem querer, e agora até meu ouvido e meu pescoço dói. Hj a noite quase chorei de tanta dor, passei muito mal tbm, não sei o q fazer. Alguém pode me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *