O que é “xanha”?

O que é Xanha

Eis aí um nome estranhíssimo… para quem não conhece! Xanha é uma maneira de citar de forma geral doenças que coçam, desde inflamações, alergias, e até a sarna. Embora raramente seja grave, a coceira (chamada em dermatologia de prurido) é muito incômoda, chegando a ser incapacitante e impedir a pessoa de trabalhar ou ter suas atividades rotineiras.

O que é Xanha
Fernando A Pires

O prurido é uma queixa tão desagradável que o próprio ato de ver uma pessoa se coçando pode fazer o observador sentir alguma coceira em si próprio! É um sintoma muito dependente do aspecto psicológico, de modo que uma coceira leve nos incomoda, mas a mesma coceira leve em um momento de estresse psicológico parece muito mais intensa.

A mente não inicia um quadro de prurido, mas pode funcionar como uma intensificadora da sensação de coceira. Tanto doenças inflamatórias leves, como alergias, até doenças graves como o câncer, podem causar alguns tipos de prurido, e as causas da coceira em geral são bem variadas. É imprescindível avaliação pelo dermatologista, para discernir e orientar o paciente. Na grande maioria das vezes, a causa é simples e o tratamento é tranquilo.

A causa mais provável e folclórica do que nossos avós chamavam de xanha é a sarna. A sarna é causada por um parasita, o Sarcoptes scabiei, que se aloja na pele e passa a se reproduzir. É uma coceira lancinante, mais comum em áreas cobertas pelas roupas, aquecidas, e que é mais exuberante quanto mais baixo o nível de higiene do indivíduo for. Não significa necessariamente desleixo: a doença era muito comum em comunidades rurais, que simplesmente não tinham condições financeiras e de saneamento local para manter asseio. Hoje há tratamento e cura para a sarna, mas devem sempre ser observadas as questões de higiene, para evitar a que a doença fique circulando de pessoa a pessoa de uma comunidade, por conta do tratamento insuficiente. Se o ciclo de transmissão não for interrompido com tratamento eficaz, a doença nunca acaba naquele grupo de pessoas. Isto ocorre muito em creches e salas de aula, e aglomerações. Pronto, agora você já sabe o que é xanha!

Dr. Marco Otávio Rocha CoutoDr. Marco Otávio Rocha Couto
Médico Dermatologista
CRM-DF 12.167 | RQE 6137

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

1 comentário em “O que é “xanha”?”