Novidades na luta contra o melasma

Filtros solares com cor

Você tem manchas na pele, usa o filtro solar certinho todos os dias e as manchas não melhoram? Se você trabalha em ambientes com muitas luzes, fica por muitas horas na frente do computador, tablet ou celular, o seu problema pode ser a luz visível. Bom, para entender o que acontece na sua pele vamos por partes.

O que é luz visível?

A luz visível nada mais é do que a parte da luz solar que enxergamos, o colorido do sol. Ela corresponde a cerca de 40% do total da radiação que chega ao planeta Terra. Ela consegue penetrar profundamente na pele chegando até a camada de gordura e é capaz de atravessar os vidros de janelas.

Espectro da luz solar
Espectro da Luz Solar destacando a Luz Visível.

A Luz Azul é a parte da luz visível que tem maior energia e está envolvida com diversas doenças de pele, como as manchas, queimaduras e também com o envelhecimento. Demonstrou-se que especialmente as peles morenas pigmentam muito na presença da luz visível, e a mancha que surge costuma ser mais intensa e mais resistente.

Mas além do Sol, onde mais existe luz visível?

As fontes artificiais de luz também emitem a luz visível, em menor quantidade, mas ao longo de meses ela se torna importante. Entre os principais emissores estão lâmpadas, tela de computadores, tablets, celulares, ou seja, as radiações UVA e UVB não são mais as únicas vilãs da nossa pele e por isso existe a necessidade de proteção mesmo em ambientes fechados.

Uso de celular e tablet
O computador, celular e tablet fazem parte do dia a dia de muitos pacientes.

Como me proteger da luz visível?

Os filtros solares comuns não são capazes de nos proteger contra a luz visível e a Luz Azul, sendo necessário o uso de protetores específicos para esta radiação.

Basicamente um protetor é formado por filtros químicos (absorvem a luz) associados ou não aos filtros físicos (refletem a luz). Para que a cosmética seja agradável e não fique com aquela aparência de máscara branca, os filtros físicos são picotados em fragmentos bem pequenos, porém, dessa forma não conseguem mais filtrar a luz visível. Adicionando os pigmentos nos filtros solares conseguimos barrar a luz visível com um efeito de maquiagem.

Importante saber: os estudos mostram que a melhor proteção para a luz visível é feita com o pigmento óxido de ferro, que é encontrado em alguns dos filtros com cor de base, mas não em todos. E o óxido de ferro deve estar numa concentração acima de 2,5%.

O que mais posso fazer para me proteger?

Usar chapéus e bonés, roupas, guarda-sol e protetores com os filtros específicos quando se expuser ao sol. Você deve usar filtros opacos durante o ano todo, mesmo no inverno e mesmo nos locais fechados, mas que tenham muita luminosidade (em frente ao computador ou se você trabalha em locais com muitas luzes como lojas e escritórios).

Filtros solares com cor
Para se proteger da luz visível use filtros solares com cor.

Então agora você já sabe além de passar seu filtro com cor pela manhã, você deve reaplicar na hora do almoço e pela tarde, mesmo que não saia do escritório para almoçar. Leve um pó compacto com filtro na bolsa para usar várias vezes ao dia. Pergunte ao seu dermatologista qual a melhor opção de filtro solar para você.

Autora: Dra Gabriela Pfitzer Schaefer CRM-SC 12965 RQE 10072

2 comentários em “Novidades na luta contra o melasma”

  1. Ignez kanomata de mesquita nachif

    Oi! Estou tentando descobrir na internet , que protetores solares tem o Oxido Ferro a 2,5%, mas não consigo achar!
    Seria possível citar algumas marcas?!

  2. Olá minha qrd, espero que esteja tudo bem cntg. Sabe me dizer se a somente a base sem fps protege contra luz artificial. Desde já agradeço pela atenção. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *