Nevus rubi

nevus-rubi-dermatologia-e-saude-350x300O nevus rubi é uma lesão benigna, que tem o aspecto de pintinhas vermelhas, de caráter familiar, que acomete adultos de ambos os sexos

Os Nevus Rubi são pintinhas vermelhas que vão surgindo ao longo da vida em regiões como abdome, pescoço colo e face. São lesões benignas que não oferecem nenhum risco a saúde do paciente. Tem carácter familiar, acomete em torno de 75% da população acima de 60 anos. A quantidade e o tamanho costumam ir aumentando ao longo dos anos.

Essas lesões são em maior número em pacientes diabéticos e elas podem aumentar se o indivíduo ficar muito exposto a altas temperaturas. Podem sangrar quando traumatizadas, mas esse sangramento é bem pequeno, e não representa nenhum risco para a pessoa.

A maioria das pessoas não se incomoda com a presença dessas lesões.

Tratamento

Pode ser realizado através de eletrocoagulação, crioterapia (jatos de nitrogênio muito frio) ou até mesmo excisão e sutura quando são maiores. A retirada do angioma Rubi ou Nevus rubi é meramente estética, porém esse diagnóstico deve ser realizado pelo médico dermatologista que fara avaliação clínica e exame dermatoscópico  para indicar ao seu paciente a melhor conduta em cada caso.

Dra. Fernanda Andreia Teixeira de Queiroz DomingosDra. Fernanda Andreia Teixeira de Queiroz Domingos
CRM-MG 39.617 |  RQE 22.893

7 comentários em “Nevus rubi”

1. Tenho muitas pintas vermelhas ao longo do corpo há vários anos, mas agora (60 anos) elas parecem ter aumentado em quantidade, ótimo saber que são benígnas, quais seriam as causas???