Mitos e verdades que você sempre quis saber sobre unhas

mitos-e-verdades-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-unhas-dermatolia-e-saude-350-300Este artigo vai esclarecer muitas dúvidas sobre as unhas, modo de cuidar bem delas e algumas alterações que apresentam

As dúvidas que você sempre quis saber sobre unhas

1 – Esmalte escuro protege a unha e não deixa que ela lasque ou quebre?

Não! As unhas saudáveis são as que são hidratadas! O descanso do esmalte, evitar acetona e usar hidratantes nas unhas é o que faz com que a unha não quebre com facilidade.

Saiba mais:

2 – Manchas brancas nas unhas significam que você é mentiroso(a)?

Não. As manchas brancas (leuconiquia) aparecem por várias causas, desde tirar as cutículas com muita força até ater com as pontas dos dedos para digitar o dia todo.

3 – Tirar as cutículas faz mal à saúde?

As cutículas são uma barreira natural contra a entrada de fungos e bactérias. Cuidado ao retirar obsessivamente as cutículas, principalmente se você for diabética ou exercer alguma função onde possa se infectar através da manipulação de alimentos ou objetos contaminados. Quando isso acontece, a pele ao redor da unha fica dolorida, avermelhada e inchada. Por vezes tem até secreção de pus. Isso significa que as bactérias já conseguiram entrar na sua pele. Como consequência, a unha pode nascer deformada e até contaminada.  Isso não significa que você vai ficar com as mãos feias! Pode hidratar bem as unhas e cutículas e tomar bastante cuidado quando for fazer as unhas, para não machucar a pele e as cutículas.

4 – Deixar as unhas de molhos no desinfetante cura micose?

Infelizmente não é tão fácil assim. A micose das unhas, principalmente a dos pés, é de tratamento demorado. Muitas vezes precisamos tomar remédios por um longo período, com acompanhamento médico.

5 – Como faço para desencravar os cantinhos das unhas?

NUNCA corte os cantos das unhas encravadas! Isso não é sinal que você conseguiu desencravá-las e sim que as machucou! Elas podem até parar de doer por algum tempo, mas quando voltarem a crescer, vão encravar novamente, fazendo um círculo vicioso! As unhas dos pés, principalmente as dos dedões, dever ser deixadas mais compridas e quadradas.

6 – O que são as linhas afundadas na unha?

Geralmente são causadas por trauma ao retirar as cutículas.

7 –  E o que significam pontos pretos nas unhas?

Esses pontos são pequenas hemorragias, causadas por trauma. São frequentes em corredores, pelo atrito do dedo grande do pé com o tênis.

Conclusão

Existem muitos mitos que, de tanto serem repetidos, nos parecem verdades, mas não são.

Quando tiver uma dúvida assim, pergunte ao médico especialista, que terá as informações científicas e seguras para lhe fornecer.



Dra. Maria Teresa Pereira SoaresDra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


2 comentários em “Mitos e verdades que você sempre quis saber sobre unhas”

  1. Bom dia! Sempre senti dores na unha do dedão do pé, (como se tivesse um hematoma mesmo). Porém apareceu uma linha fina e roxa da cutícula até o final da unha e não sara já tem mais de ano. Agora ela aumentou um pouco e a unha do lado, está quase toda roxa, mas não sinto dor. O que pode ser isso?
    Desde já muito obrigada.

    1. Dermatologia & Saúde

      Cara Monica, agradecemos sua mensagem!

      O site Dermatologia & Saúde é uma iniciativa pioneira de educação da população sobre as doenças de pele. Disponibilizamos o nosso conteúdo, que é escrito por médicos dermatologistas, de forma gratuita na internet com este objetivo. Para atendimento, por favor, procurar serviços de referência de sua região.

      Atenciosamente Equipe Dermatologia & Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *