A micropigmentação de sobrancelhas é um método moderno, que veio substituir a maquiagem definitiva, com resultados mais leves e naturais
Pouca gente sabe, mas a maquiagem definitiva está ultrapassada. Aqueles resultados desastrosos, com sobrancelhas azuladas, não precisam mais acontecer, ficaram no passado. A maquiagem definitiva foi substituída pela micropigmentação, com resultados mais naturais, leves e sofisticados. Sua duração também é menor, o que consideramos uma vantagem, uma vez que o rosto se modifica com o passar do tempo, e o desenho das sobrancelhas pode ser adaptado. Arrependeu-se da maquiagem definitiva? Converse com o seu médico sobre remoção de tatuagens com o laser Ndyag 1064 Q-Switched.
Nunca se falou tanto de design de sobrancelhas como hoje. Realmente, as sobrancelhas estão em foco! Nas maquiagens, nas fotos de revistas, nas modelos, podemos vê-las bem delineadas, destacadas na face.
Existem duas formas de micropigmentação principais:
- Microblading( Tebori) – Dispensa máquinas elétricas, e é feita com uma caneta chamada Tebori, que vai desenhando fios naturais e delicados. Esta técnica pode ser feita em todo tipo de sobrancelhas, podendo desenhar fios de várias espessuras e tamanhos, chegando a um resultado bem realístico. Corrige as falhas e cicatrizes sem a necessidade de preencher a sobrancelha inteira; corrige desenhos errados e dá volume. Esta aplicação é superficial, com uma fixação suave na pele dos pigmentos, causando menos desconforto e dor, e um resultado muito satisfatório. Dura de seis meses a um ano e meio, dependendo dos cuidados e tipo de pele.
- Micropigmentação (Dermógrafo) – É utilizado um aparelho elétrico, que deposita os pigmentos na pele. Com este aparelho podem-se usar várias técnicas, como a esfumaçada, a compactada e a degradê, dependendo da necessidade de cada cliente, como um desenho mais marcado, por exemplo. Esta micropigmentação dura de oito meses a dois anos. A recuperação da pele é um pouco mais lenta, aproximadamente dez dias. Aguarda-se 45 dias para algum retoque, até a completa cicatrização da pele.
O trabalho de micropigmentadora ou dermomicropigmentadora exige formação, com cursos profissionalizantes. A micropigmentadora deve ter um bom conhecimento das proporções da face, para desenhar a sobrancelha de maneira harmônica, sem exagerar nos seus contornos. É importante fazer estas medições corretamente. Normalmente se delineia com lápis a sobrancelha antes, para discutir com a cliente se esse desenho está satisfatório.
A micropigmentação não serve apenas para as sobrancelhas; pode ser utilizada para outras regiões da face, como os olhos e lábios.
Existe também a micropigmentação terapêutica, para corrigir aréolas mamárias após uma mastectomia( cirurgia plástica na mama), por exemplo.
E se você estiver arrependida?
Se por acaso, você estiver com a maquiagem definitiva azulada e com desenho antiquado, que não se adapta mais ao seu rosto, há uma forma de amenizar o problema: Consulte um médico especialista em laser e pergunte sobre a remoção de tatuagens com o laser Ndyag 1064 Q-Switched. É possível a remoção do pigmento antigo, para a realização de nova micropigmentação.
Veja também:
Porque minhas sobrancelhas estão caindo?
Como fazer minhas sobrancelhas crescerem?
Dra. Maria Silvia Kós Canetti
Médica Dermatologista
CRM-SP 86469 | RQE 26.254
Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br
Artigo escrito com a colaboração de Eliane Oliveira – Esteticista e micropigmentadora
Interessante.