O microagulhamento promove o estímulo para o crescimento dos fios de cabelo através da entrega do medicamento direto na derme com o mínimo de trauma
Alopecias, derme, colágeno e microagulhamento
Os cabelos fazem conexão com a autoestima e quem sofre de alopecias sente isso literalmente na pele.
O estudo com foco em perda dos fios é contínuo e existem possibilidades terapêuticas na dependência do diagnóstico de cada tipo de alopecia.
A terapia de indução percutânea de colágeno por agulhas com diâmetro tão pequeno capazes de causar mínima lesão na camada mais superficial da pele (epiderme) e ativar a outra logo abaixo (derme) ganha cada vez mais interesse e estudos (ou novos interesses e estudos a cada dia). Pode ser utilizada para tratamento de cicatrizes (por exemplo: pós queimaduras e acne), estrias, rejuvenescimento e mais recentemente para alopecias.
Mas você pode estar se perguntando:”O que cabelo tem a ver com colágeno e derme?” Tudo! Cabelo (unha também) é um anexo da pele e apesar de repararmos muito no fio pelo acesso fácil, existem áreas importantes na região da derme do couro cabeludo que são fundamentais para a saúde desta região -por exemplo àrea de células totipotentes denominada bulge.
E qual é o objetivo do microagulhamento?
Busca chegar e reativar áreas que não conseguimos ter acesso à derme sem traumatizar em demasia a epiderme (camada mais superficial). Desta maneira pode se realizar entrega de medicamentos (sistema denominado de drug delivery) e ativar vias de comunicação do folículo afim de promover o estímulo para o crescimento do fio.
E serve para todos os tipos de alopecias?
Para alopecias androgenética existem estudos mostrando melhora com o uso do tratamento clínico, e para as demais alopecias existem estudos em andamento. Todavia, sabemos da importância da avaliação/indicação ou contraindicação do procedimento por parte do dermatologista após anamnese detalhada, exame físico, tricoscopia (dermatoscopia do couro cabeludo) e em alguns casos biópsia.
Relevante também considerar os graus da alopecia além dos tipos para que se possa ajustar e individualizar terapêutica
é só para homens???
Mulheres podem fazer???
No RS já existe??
Cara Lia, agradecemos sua mensagem!
A técnica nas mulheres é mais complexa e só um exame dermatológico pode dizer para quais casos é indicada.
Para atendimento, por favor, procurar serviços de referência de sua região.
Você pode pesquisar pelos colunistas deste site neste endereço:
http://medicosdermatologistas.com.br