Home » Doenças da Pele » Micose X Psoríase

Micose X Psoríase

Você sabe diferenciar micose e psoríase? A doença pode piorar quando você usa o medicamento errado

Na imagem abaixo há 2 fotos de doenças dermatológicas comuns. Uma corresponde a uma lesão de psoríase. A outra, uma micose de pele.

Psoríase é uma doença inflamatória não contagiosa que afeta até 5% da população mundial. O tratamento tópico mais comum é realizado com medições a base de corticoides.

Micoses são infecções provocadas por fungos. Também são extremamente comuns, transmitidas após contato com a terra, com plantas, com animais e com seres humanos infectados. O tratamento na maioria das vezes é realizado com medicações antifúngicas em cremes ou pomadas.

Ambas podem ser muito parecidas, o que pode gerar um grande problema quando o paciente decide se automedicar, pois as medicações usadas para tratar a psoríase facilitam o crescimento dos fungos, além de poder aumentar o tamanho e a gravidade da infecção.

Micose X Psoríase

Acertou que marcou a letra B!

Em alguns casos, lesões de micose e psoríase podem ser bastante parecidas, pois em ambas as doenças há formação de placas avermelhadas descamativas.

Na maioria das vezes, o dermatologista consegue diferenciá-las através do histórico e exame físico. Quando necessário, devem ser solicitados os exames específicos para confirmar o diagnóstico.

O paciente corre riscos quando decide se tratar sem orientação do médico especialista. Neste caso, se o tratamento para psoríase for aplicado sobre a micose, provocará o crescimento da infecção.

EVITE A AUTOMEDICAÇÃO!

Não aceite conselhos de quem não entende do assunto. Procure SEMPRE o seu DERMATOLOGISTA!



Dr. Marcelo BrolloDr. Marcelo Brollo
Médico Dermatologista
CRM-RJ 5280769-9 | CRM-DF 17867 DF

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *