Melasma e laser
Todos os dias surge um equipamento novo para tratamento do melasma. A internet está cheia de informações, dicas, promessas …. em quem confiar ? Vamos entender mais sobre o assunto :
.
.
O laser é um aliado importantíssimo, porque age de forma seletiva nos alvos, que são as manchas marrons e os vasinhos dilatados. Mas existem dezenas de tipos de laser, como saber qual o melhor para o melasma ?
Na verdade, não é o melhor para O melasma e sim para O SEU melasma. O correto é analisar o tipo, intensidade e profundidade, e aí programar o laser e a potência que vai ser utilizada, de forma individual. O laser QSwitched tem uma característica interessante : por ser um laser muito rápido, agita e destrói as manchas, sem dar tempo para esquentar a pele.
melasma na face, com destaque para as áreas mais afetadas em marrom escuro
.
Já sabemos que tudo o que é quente (mormaço, calor do fogão, do ferro de passar roupa) piora o melasma : o mesmo se aplica ao laser. No passado, já se usou muito o laser fracionado de CO2, acreditando que se eliminando as células doentes do melasma e renovando a pele, as manchas iriam clarear. Mas infelizmente a alegria era passageira, porque logo vinha o rebote : por causa da energia quente do laser, as manchas voltavam mais fortes. Com a luz pulsada ocorreu a mesma coisa e ela foi praticamente abandonada para o melasma, mas estudos recentes tem mostrado que ela pode ser utilizada em alguns casos, regulando o aparelho de uma outra forma , mas com muito cuidado.
Não é uma única aplicação que vai resolver seu melasma, você e seu dermatologista juntos vão elaborar um planos para o ano todo, incluindo :
- mudança de hábitos ;
- tratamento básico (protetor solar, cremes clareadores);
- tratamento complementar (peeling, microagulhamento, microinfusão de medicamentos, laser)
- manutenção dos resultados.
Quem sofre com melasma está sempre buscando novos tratamentos e com eles novas esperanças de ter um rosto sem manchas. Nós, médicos dermatologistas também, acreditem ! Porque a frustração é grande da nossa parte também. Mas é nosso dever oferecer os tratamentos que realmente vão melhorar sua pele. É um tratamento longo, mas não desanime : por causa do melasma você vai começar a se cuidar logo : a maioria dos tratamentos para as manchas também ajuda a prevenir o envelhecimento , portanto daqui a alguns anos sua recompensa por ter paciência, disciplina e persistência será um rosto com melasma controlado e sem rugas !