Home » Dicas » Manchas brancas nas unhas

Manchas brancas nas unhas

Manchas brancas nas unhas (1)A lenda diz que aqueles risquinhos brancos que aparecem às vezes nas unhas são um sinal de que a pessoa é mentirosa.

É lógico que isso não é verdade. O termo científico para isso é leuconíquia (leuco= branco; níquia= unha). Vamos aprender mais sobre ela?

Existem dois tipos de manchinhas brancas ou leuconíquias: as verdadeiras e as aparentes. Nas verdadeiras, a mancha está na UNHA mesmo. Já as aparentes refletem um problema da pele que fica embaixo, o LEITO DA UNHA.

Nas verdadeiras a mancha fica incorporada à lâmina da unha. A causa mais comum é cutucar a cutícula. Isso pode ocorrer tanto quando fazemos manicure quanto com traumas normais, que podem ser de repetição (digitadores, pianistas, trabalhadores manuais, costureiras) como agudos. Embaixo da cutícula, fica a fábrica da unha. Se cutucarmos para valer essa região, ocorre uma parada de produção da unha que pode ser completa e vão aparecer riscos fundos na unha, tipo depressões e valas. Quando essa lesão é menos grave ocorre uma parada produção de PARTE da unha, mas não toda. Como ainda tem uma camada de unha boa por cima, fica uma mancha. Portanto é isso que causa os risquinhos brancos nas unhas. Nada a ver com ser mentiroso ou não! O tratamento é reconhecer o problema e esperar a unha crescer completamente. Isso leva mais ou menos TRÊS meses para unhas das mãos e cerca de um ano para as unhas dos pés.

Manchas brancas nas unha

Outra causa de mancha branca verdadeira ocorre quando deixamos o esmalte um bom tempo esquecido nas unhas. Os esmaltes antigos podem causar uma reação e digerir a queratina, proteína que forma as unhas. Dessa quebra é que se originam essas manchas brancas. Em geral, o polimento das unhas resolve esse segundo caso.

A micose superficial branca é outra causa de mancha branca nas unhas e fica bem parecido com o caso anterior. Só que aqui, quem digere a queratina é o fungo, e não o esmalte. Nessas duas situações a superfície da unha é áspera, o que não acontece quando o motivo é o trauma das cutículas.

Como disse no início, na leuconíquia aparente temos uma “sensação de unha branca”, mas na verdade ela está apenas descolada do leito. Dessa maneira, em algumas porções a unha perde a sua cor original e adquire uma mancha branca ou levemente amarelada. Essa mancha pode ter formatos variados e causas variadas. O descolamento pode ser reflexo de trauma repetido em esportes de impacto, como futebol, tênis ou corrida. Pode ser decorrente do uso de calçados inadequados, aliados ao corte errado das unhas. Quando deixamos as unhas dos pés mais compridas, elas funcionam como uma alavanca e se descolam. O tratamento é feito com o corte da parte descolada, calçados adequados e a manutenção das unhas curtas e aparadas.

Manchas brancas nas unha

Além do descolamento simples, uma mancha branca aparente pode também ser um sinal de micose subungueal. Esse é o tipo de micose de unha mais comum que existe e é muito prevalente em pessoas mais velhas. Existe uma doença chamada psoríase que é muito parecida com a micose de unha.

Não se preocupe se tiver manchas brancas nas unhas: em geral, elas desaparecem sozinhas! Caso isso não aconteça é importante procurar um especialista para ajudar a descobrir o que é e poder tratar adequadamente.



Dra-Tatiana-Villas-Boas-GabbiDra. Tatiana Villas Boas Gabbi
Médica Dermatologista
CRM-SP 104415 | RQE 31137

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

6 Comentários

  1. Existe tratamento rápido para leuconíquia.
    BB NAILS NANOREPAIR – http://www.nanoline.com.br

  2. Eu tenho estas manchas brancas nas unhas mas reparei que é de estar sempre com as unhas pintadas, logo apos remover o esmalte das minha unhas eu vi que elas iam sumindo com o tempo de algumas horas apenas observei que se eu ficar sem pintar as unhas as manchas somem .será que a unha precisa de luz ou de estar arejada ? sem esmalte no caso . ?

    • Cara Rosemary, agradecemos sua mensagem!

      O site Dermatologia & Saúde é uma iniciativa pioneira de educação da população sobre as doenças de pele. Disponibilizamos o nosso conteúdo, que é escrito por médicos dermatologistas, de forma gratuita na internet com este objetivo.

      Para atendimento, por favor, procurar serviços de referência de sua região.

      Você pode pesquisar pelos colunistas deste site neste endereço:
      http://medicosdermatologistas.com.br

      Atenciosamente Equipe Dermatologia & Saúde

  3. Estou com 62 anos e ta com 2 dias que notei uma mancha branca na unha da mão do dedo polegar lado direito e estou preocupada pois essa mancha é grande e deu pra notar que tá com um pouco de relevo.
    Sou diabética mas está controlada e tô operada da vista.
    Devo procurar um especialistá?

  4. Gostei muito da explicação! Nos pés deixava muito tempo o esmalte! Agora mudarei esse hábito! Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *