Home » Doenças da Pele » Manchas acinzentadas pelo corpo – o que é Dermatose Cinzenta?

Manchas acinzentadas pelo corpo – o que é Dermatose Cinzenta?

Manchas acinzentadas pelo corpo – o que é Dermatose Cinzenta?

Dermatose cinzenta, ou erythema dyschromicum perstans (EDP), é uma desordem rara de pigmentação da pele, lentamente progressiva, mais encontrada na América Latina e Ásia. É caracterizada por manchas cinzas ou marrom-azuladas, comuns em pessoas de pele mais morena. As manchas aparecem de forma súbita, em surtos e sem aviso prévio. Distribuem-se simetricamente pelo corpo, tanto em áreas protegidas como expostas ao sol. Peito, costas, pescoço, braços, coxas, nádegas e face são as regiões mais afetadas.

A causa exata desta doença é desconhecida. Sabe-se que se trata de uma resposta imune anormal contra as células que formam a pele (ceratinócitos) e as células que fabricam o pigmento melanina da pele (melanócitos).

Dermatose cinzenta: Máculas castanho azuladas distribuídas simetricamente em áreas protegidas da exposição solar.
Dermatose cinzenta: Máculas castanho azuladas distribuídas simetricamente em áreas protegidas da exposição solar.
Dermatose cinzenta: máculas acinzentadas de distribuição simétrica em dorso.
Dermatose cinzenta: máculas acinzentadas de distribuição simétrica em dorso.

A Dermatose Cinzenta tem cura?

Infelizmente, essa doença não apresenta tratamentos considerados efetivos – e é muito improvável que se resolva espontaneamente. Apesar disso, é uma doença benigna, que gera reclamações devido suas características inestéticas. Alguns casos podem apresentar boa resposta à fototerapia. Cremes a base de corticóides, clareadores e imunomoduladores também podem ser utilizados no tratamento.

Uma boa combinação de tratamento tem sido a fototerapia com imunomoduladores em pomada.

Como opções de tratamentos via oral, temos os corticóides, clofazimina, dapsona, griseofulvina e isotretinoína. Existem relatos de casos com bons resultados temporários com essas terapias orais. Ou seja, a doença costuma recidivar quando estas medicações são suspensas.

* Possíveis fatores predisponentes para dermatose cinzenta: verminoses, alergia a cobalto, exposição a fertilizantes, infecção por HIV e suscetibilidade genética.

* Outras doenças que cursam com pigmentação da pele podem ser confundidas com Dermatose cinzenta:

Líquen pigmentoso: aqui, as lesões se concentram em áreas expostas ao sol e pioram com a exposição solar. Já nas lesões da dermatose cinzenta, as áreas protegidas do sol não são poupadas pela doença, além de ocorrer melhora das mesmas com a exposição ao sol.

Alguns estudos consideram até que estas duas doenças sejam espectros diferentes de uma mesma enfermidade. Entretanto, a apresentação das manchas e tratamento da dermatose cinzenta é diferente do líquen pigmentoso – o que reforça a ideia de alguns estudiosos de se tratarem de doenças diferentes.

Reações a medicações: também podem cursar com um quadro semelhante à dermatose cinzenta, sendo difícil distinguir as duas doenças em alguns casos.

Micose fungóide,

Dermatite de contato pigmentada;

Sífilis,

Mastocitose,

Hemocromatose,

Doença de Addison,

Amiloidose macular,

Hiperpigmentação pós inflamatória.

 

Existe algum exame para se detectar a doença?

A biópsia da lesão de pele é importante para se descartar outras doenças que podem se apresentar com manchas parecidas às da Dermatose Cinzenta.

Se você apresenta manchas de pele parecidas com essas, procure seu médico dermatologista de confiança. A história de como elas apareceram, o aspecto dessas manchas, sua distribuição e a biópsia de pele avaliadas por um bom especialista são essenciais para um diagnóstico correto e tratamento adequado.

 


Dra. Maise Sampaio

maise

Médica Dermatologista
CRM-GO 12756 | RQE 8130

Site : http://www.maisesampaio.com.br

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *