Mancha escura no pé : Piolho-de-cobra

Mancha escura no pé : Piolho-de-cobra

De repente você tira os sapatos e percebe que tem uma mancha escura no seu pé, muito estranha. Parece uma tatuagem acastanhada, cor de ferrugem, às vezes mais escura no meio e mais amarelada na borda…e você fica se perguntando : o que é isso ? Será algo contagioso ? Ou uma aranha me picou ? Falam tanto sobre pintas escuras na pele que podem ser câncer de pele ? Mas a tal “ pinta” não dói como uma picada de aranha, não coça como bicho-de–pé e apareceu muito rápido para ser um tumor de pele … o que será ?

imagempe

Calma, você pisou num bicho chamado piolho-de-cobra. Vamos conhecer mais sobre ele ? Parece com uma lacraia ou centopeia. Uma maneira fácil de diferenciar é olhando as patas : possui 2 pares de patas em cada segmento do corpo (por isso é chamado diplópede) e, felizmente, não é peçonhento. Dificilmente você será picado por ele : como não é venenoso, conta com outros mecanismos de defesa : quando ele se sente ameaçado, se encolhe todo para fingir de morto ou exala um cheiro forte para espantar seus inimigos, liberando cianeto de hidrogênio. Essa substância também é responsável pela habilidade que algumas espécies têm de brilhar no escuro, o que espanta certos predadores. Como gostam de lugares úmidos e com pouca luz, costumam ficar embaixo de folhas e troncos.

zpiolhodecobra

Como ele tem hábitos noturnos, pode passar despercebido no escuro. Se você pisar descalço nele, a casca vai soltar a benzoquinona, uma espécie de tinta, que pode provocar algum grau de inflamação, mas às vezes nem causa sintomas e você só percebe no outro dia quando descobrir as manchas.

Se por acaso você manipular o bicho, seus dedos podem apresentar as mesmas manchas. A tinta fica impregnada na epiderme, que é a primeira camada da pele. Ela se renova diariamente.

Ao perceber as lesões, você deve lavá-las com água e sabão, para prevenir a inflamação do local pela substância eliminada pelo diplópede e aguardar o pigmento ser eliminado, sem qualquer problema para sua saúde.


Dra. Maria Teresa Pereira SoaresDra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

8 comentários em “Mancha escura no pé : Piolho-de-cobra”

  1. Boa noite
    Acabei de acordar sentindo uma forte dor e vermelhidão nas costas. Sensação de ter sido mordida por algum bicho. Encontrei na cama umas perninhas soltas, caracteristicas de piolho de cobra. Faz mais de 1 hora e ainda doe muito. Oq fazer?

  2. Tenho pavô de piolho-de-cobra, tenho medo dele mim picar, ou enrola no meu dedo, algo assim, também o piolho-de-cobra fica na roupa, ja vi um na tolha, da mesmo pavô e medo.

  3. rosimeire dias de laura

    minha filha de 10 anos dormiu e acordou com uma Marca no Braço do tipo cobra enrolada, de inicio achamos ser tattoo, tanto que quase bati nela por causa, até que apareceu uma moça de 17 anos, e um outro rapaz.. mto estranho, se tivesse como colocar foto. esta sumindo, saiu uma casquinha,mais minha filha tem queloide.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *