Foliculite Decalvante

A Foliculite Decalvante é uma inflamação da raiz do cabelo com presença de pus. Tem uma evolução crônica e progressiva, formando áreas de cicatrizes e falhas no couro cabeludo

Espinhas no couro cabeludo? Sabia que você pode ter Foliculite Decalvante?

A Foliculite Decalvante é um tipo de queda de cabelos que faz lesões com inflamação e pus no couro cabeludo, lembrando espinhas. Tem uma evolução crônica e progressiva.

Afeta em geral adultos jovens, um pouco mais os homens do que as mulheres, e parece ser mais frequente nos afrodescendentes.

É comum em pessoas com severa dermatite seborreica

do couro cabeludo (a popular caspa) que apresentam muita inflamação e descamação. O processo é desencadeado na maioria dos casos por uma bactéria chamada Staphilococcus aureus, porém outros micro-organismos podem estar envolvidos.

Como se manifesta?

Pode aparecer como uma única lesão ou várias, sendo mais comum no topo da cabeça.

Surgem bolinhas bem vermelhas ao redor dos fios de cabelo que costumam ser dolorosas por ter muita inflamação. Os pacientes podem sentir também sensação de queimação, coceira e ter sangramentos no local. Ao encostar sentimos o inchaço da pele.

Foto 1 - A Foliculite Decalvante aparece como vermelhidão, crostas e bolinhas vermelhas na raiz dos cabelos.
Foto 1 – A Foliculite Decalvante aparece como vermelhidão, crostas e bolinhas vermelhas na raiz dos cabelos.

É comum vermos vários fios de cabelos saindo de um mesmo poro que está dilatado, os chamados “tufos”, que lembram cabelos de bonecas. Isso acontece porque a inflamação no couro cabeludo é tão intensa que destrói o local por onde o pelo sai da pele, fazendo com que ele desvie seu caminho e saiam juntos por outro canal.

Foliculite Decalvante
Foto 2 – A Foliculite Decalvante faz o aspecto de “cabelo de boneca”, onde vários fios saem da pele juntos.

Com o tempo ocorre queda de cabelos e as lesões se juntam formando grandes áreas de falha no couro cabeludo. Essas áreas representam cicatrizes, e o cabelo pode não crescer mais ali.

Foliculite Decalvante
Foto 3 – A Foliculite Decalvante faz o aspecto de “cabelo de boneca”, onde vários fios saem da pele juntos.

Tratamentos

A Foliculite Decalvante costuma ser de difícil tratamento. Antibióticos, corticosteroides, isotretinoína e dapsona são opções terapêuticas.

Procure seu Dermatologista se você acha que pode ter esta doença.

Foto 2 – Fonte: FABRIS, Mariana Rocha; MELO, Clarisse Pereira; MELO, Daniel Fernandes. Folliculitis decalvans: the use of dermatoscopy as an auxiliary tool in clinical diagnosis.An. Bras. Dermatol.,  Rio de Janeiro ,  v. 88, n. 5, p. 814-816, Oct.  2013 .

Foto 3 – Fonte: Gemmeke A, Wollina U. Folliculitis decalvans of the scalp: response to triple therapy with isotretinoin, clindamycin, and prednisolone. Acta Dermatovenerol Alp Pannonica Adriat. 2006 Dec;15(4):184-6.



Dra. Gabriela Pfitzer SchaeferDra. Gabriela Pfitzer Schaefer
Médica Dermatologista
CRM-SC 12965 | RQE 10072

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


8 comentários em “Foliculite Decalvante”

  1. Pingback: Queda de cabelo definitiva? Alopecias cicatriciais - Dermatologia e Saude

  2. boa tarde!
    acho que estou com foliculite decalvante e ja fui em varios médicos e ainda não consegui acabar com essa doença .gostaria de saber se existe algum médico especialista nesta área no rio de janeiro

  3. Boa noite!!!
    Gostaria que me indicasse um medicamento para foliculite decalvante? Pelos sintomas me encontro com isto e não com dermatite seborréica, como a médica havia descrito. Shampoo nenhum alivia, sinto muitas dores, mina e sangra muito o couro.
    Por favor me indique um medicamemto para aliviar a inflamação e dores.
    Aguardo resposta.
    Grata

  4. Existe um remédio chamado “VERUTEX”, que contem um acido fusídico, se usado corretamente ele tem o objetivo de combater a bactéria Staphilococcus aureus citada acima… outro remédio que diz combater essa bactéria é o “NEBACETIN” que é uma pomada antibiótica …
    Ja faz um tempo que estou pesquisando sobre esse tipo de doença e cheguei a uma conclusão:
    esse tipo de inflamação capilar pode ser causada por fungo, bactéria ou vírus,
    – vírus é algo um pouco raro de acontecer, principalmente se for no cabelo..
    – para saber se é fungo, o ideal seria fazer um exame chamado biópsia, onde ira dizer se tem a preseça de fungos ou não, se houver a presença de fungo, eu recomendo dar uma olhada no remédio “MICOTLIV”
    – Caso não houver a presença de fungo, a tendencia é que seja causado por uma bactéria, que inclusive é citada nesse artigo, ai seria interessante testar o remédio verutex mesmo, que na minha cidade custa média de 60 reais o original mesmo(procurem não comprar remédio manipulado)… o uso é externo e não possui efeitos colaterais, fica a dica galera !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *