Home » Dicas » Exames de avaliação das doenças dos cabelos e couro cabeludo

Exames de avaliação das doenças dos cabelos e couro cabeludo

Avaliação das doenças dos cabelos e couro cabeludo através de exame de dermatoscopia
Avaliação das doenças dos cabelos e couro cabeludo através de exame de dermatoscopia

Exames específicos melhoram a precisão diagnóstica das doenças dos cabelos e couro cabeludo

Existem exames específicos que auxiliam no diagnóstico e acompanhamento das doenças dos cabelos e couro cabeludo, melhorando a precisão diagnóstica e permitindo uma avaliação objetiva da resposta ao tratamento.

Pull Test

Teste simples que verifica o número de fios de cabelos que caem espontaneamente quando o médico especialista desliza os dedos com firmeza em uma mecha com aproximadamente 50 a 60 fios. Avalia se está havendo queda de cabelos acima do que é considerado “normal” ou fisiológico. A raiz dos fios que se soltam podem ser examinadas com o auxílio de uma lupa ou microscópio para diferenciar os tipos de eflúvio (queda de cabelos).

Tricoscopia ou dermatoscopia do couro cabeludo

Com o auxílio de um dermatoscópio, o médico especialista examina o couro cabeludo e o fio do cabelo. Permite diagnosticar e diferenciar os diversos tipos de alopécia (rarefação de cabelos ou áreas de falha no couro cabeludo) e também doenças que afetam o couro cabeludo (psoríase, dermatite seborreica…) e o comprimento dos fios de cabelos.

É um exame muito importante no acompanhamento do tratamento, pois mostra sinais de melhora ou piora da doença antes que estes sejam visíveis a olho nu. Alguns dermatoscópios fazem registros fotográficos (dermatoscópio digital) e outros podem ser acoplados a uma máquina fotográfica. As fotografias ajudam a avaliar a evolução da doença e a resposta ao tratamento.

Tricograma

Com o auxílio de uma pinça específica, o médico especialista retira alguns fios de cabelo e examina suas raízes em um microscópio, com o objetivo de verificar a porcentagem de fios anágenos (“vivos”) e telógenos (“mortos”) naquela amostra. Exame importante no acompanhamento do tratamento de calvície (alopécia androgenética) e para diferenciar os tipos de queda (eflúvio anágeno ou telógeno).

Fototricograma Digital

Exame que utiliza um aparelho específico (Fotodermatoscópio) associado a um programa de computador. O médico especialista raspa uma pequena área escondida no couro cabeludo e, após 3 dias, fotografa e examina essa área com o fotodermatoscópio, que identifica a porcentagem dos fios que cresceram (anágenos) e não cresceram (telógenos). É indicado no acompanhamento da calvície (alopécia androgenética).

Tricometria

Exame que quantifica a “massa capilar” (peso dos cabelos). É indicado no acompanhamento da calvície (alopécia androgenética). Nessa doença, os fios de cabelo vão ficando cada vez mais finos e o objetivo do tratamento é “engrossar” os fios. O aumento da massa da mecha de cabelos na tricometria mostra que o tratamento está sendo eficaz.

Biopsia de couro cabeludo

Exame que consiste em se retirar um pequeno fragmento da pele do couro cabeludo para que este seja avaliado em laboratório por um médico patologista. Feito sob anestesia local para evitar a dor. É muito útil para diagnosticar doenças inflamatórias do couro cabeludo (psoríase, foliculites…) e imprescindível nos casos de alopecias cicatriciais (área de falha onde houve a destruição dos folículos).



Dra. Juliana PiresDra. Juliana Pires
Médica Dermatologista
CRM-BA 21.882 | RQE 008.828

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

6 Comentários

  1. Eu queria saber se faz piorais do couro cabeludo

  2. Bom dia gostaria de saber se voçes fazem esse exame? SE sim poderiam me informar o preço e quando teriam disponibilidade para mim poder estar agendando este exame.Aguardo resposta,obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *