Home » Doenças da Pele » Erupção polimórfica da gravidez

Erupção polimórfica da gravidez

Doença comum do período gestacional se manifesta por lesões de pele acompanhadas por coceira importante

erupcao-polimorfica-da-gravidez-dermatologia-e-saude-1A erupção polimórfica da gravidez é a mais comum das doenças de pele da gestação.

Acontece geralmente no terceiro trimestre ou no período pós-parto. Pode se manifestar como uma variedade de lesões, tipo bolinhas (pápulas), pequenas bolhas (vesículas) e lesões em formato de alvo sendo o principal sintoma a coceira. A resolução do quadro acontece após o parto.

Também conhecida como Pápulas e placas pruriginosas e urticariformes da gestação (PPPUG).

A causa é desconhecida, e não foi associada a nenhuma outra doença da gestação. Porém é mais comum em pacientes com grande ganho de peso durante a gravidez, recém-nascido grande para a idade gestacional ou gravidez gemelar. O que leva a suspeita de que a distensão rápida da parede abdominal causaria dano ao tecido cutâneo na região das estrias e desencadearia uma resposta de defesa do organismo.

Acontece em até 1 para cada 160 gestantes, na maioria das vezes na primeira gestação.

O quadro se inicia por surgimento de estrias no abdome, com coceira no local. A partir de então aparecem bolinhas avermelhadas em alto relevo (as chamadas pápulas urticariformes) também com muita coceira.

Em alguns dias estas lesões aumentam de tamanho e espalham para as coxas, nádegas, costas e braços. Podem surgir pequenas bolhas em cima das lesões.

A doença geralmente tem resolução espontânea sem deixar cicatrizes ou outras sequelas e raramente é grave. Dura em média 6 semanas e não traz riscos para o bebê.

A erupção polimórfica da gravidez não tem tendência a reaparecer nas próximas gestações.

O diagnóstico é feito pelo médico dermatologista através da análise clínica do paciente durante a consulta médica. O tratamento varia conforme a gravidade da doença desde cremes até medicação oral ou endovenosa.

Dra. Gabriela Pfitzer SchaeferDra. Gabriela Pfitzer Schaefer
CRM-SC 12965 | RQE 10072

Tags:

1 Comentário

1. Na minha primeira gestação tive a erupção polimórfica da gravidez, foi horrível, uma coceira que não acaba , não conseguia dormir , mas no final deu tudo certo … e agora na segunda gestação , iniciei novamente , por volta das 34 semanas, comecei a usar um Creme para assadura de bebê, Cultisanol, e foi uma maravilha , ele secou o prurido , e aliviou as coceiras ,tb fiz acupuntura; e pedi muito para Deus curar, só sei , que realmente parou , foi secando e as coceiras diminuindo , até acabar de vez !!!