Home » Doenças da Pele » Erupção Polimorfa Solar

Erupção Polimorfa Solar

erupcao-polimorfa-solar-dermatologia-e-saude-350x300-1Erupção Polimorfa Solar, como o próprio nome diz, manifesta-se de formas variadas (bolinhas, vesículas de águas ou manchas vermelhas) e é desencadeada pela exposição a radiação solar (UV)

Erupção Polimorfa Solar é uma alergia de pele causada pela luz solar. O mecanismo exato pelo qual ela acontece ainda não está esclarecido. Provavelmente por mecanismo imune (de defesa).

A radiação ultravioleta é absorvida pela pele provocando alterações diversas que culminam com o aparecimento de doenças e entre elas esta a erupção polimorfa que acomete mulheres jovens dos 20 aos 35 anos nos primeiros 3 a 5 dias da exposição solar (geralmente na primeira semana de praia).

A queixa é aparecimento de manchas vermelhas e/ou pequenas lesões elevadas, algumas com líquido em seu interior, numerosas, acompanhadas de muita coceira e ardência ou pinicação, localizadas no pescoço, área do decote (peitoral) e braços podendo estender-se ao abdômen e coxas e poupando a face.

O quadro tende a ser crônico repetindo-se todos os anos na primavera e inicio do verão.

Tratamento:

  • Afastar-se do sol;
  • Lavar o local com água fria;
  • Usar cremes com corticosteroides (por curto período de tempo devido aos efeitos colaterais destes);
  • Usar antialérgico orais.

Um dermatologista deve ser consultado para orientação correta pois em determinados casos se faz necessário o uso de outras medicações orais como antimaláricos ou medicamentos injetáveis.

Prevenção:

  • Recomenda-se uso adequado de filtros solares com alta proteção, roupas fotoprotetoras e guarda-sóis no tecido adequado;
  • Uso de fotoprotetores orais.

Sugere-se também ingestão de alimentos ricos em betacaroteno e vitaminas C e E como tomates, damasco, melão, legumes, kiwi e frutas cítricas (ingerí-las antes e nunca durante a exposição solar).



Dra-Marta-Izabel-Cerutti-AlbeDra. Marta Izabel Cerutti
Médica Dermatologista
CRM-RS 14708| RQE 12477

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

 


Tags:

1 Comentário

  1. Tenho erupção polimorfa solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *