Home » Estética » Riscos do preenchimento

Riscos do preenchimento

Entrevista com o dermatologista Dr. Marcelo Brollo sobre os riscos do preenchimento

Entrevista-com-o-dermatologista-Dr-Marcelo-Brollo-sobre-os-RISCOS-DO-PREENCHIMENTO-dermatologia-e-saudeRecentemente uma modelo morreu após uso realizar um preenchimento com PMMA para aumento de glúteos e do sulco nasogeniano, popularmente chamado de bigode chinês. Para tirarmos algumas dúvidas, conversamos com o dermatologista Dr. Marcelo Brollo

O preenchimento realizado foi a causa da morte?
Não se pode afirmar nada sem o resultado da autópsia.

O que é PMMA?
É um polímero a base de polimetil-metacrilato, um material acrílico. Tem alguns usos na medicina, por exemplo, na ortopedia é usado como cimento ósseo.
Para fins estéticos é conhecido como Bioplastia, sendo utilizado como preenchedor de sulcos, rugas , cicatrizes e para volumização de partes do corpo, como as nádegas.

Quais os riscos do uso?
Preenchimento com PMMA está associado a complicações mais frequentes e mais graves. Podem provocar alergias, formação de nódulos, cicatrizes, manchas vermelhas, entre outras. Algumas complicações podem surgir muitos anos após o uso. Por serem permanentes, o tratamento destas complicações é muito difícil.
Por isso estão em desuso há muitos anos.

Por que algumas pessoas optam pelo PMMA?
Porque são preenchedores permanentes e baratos. O uso do PMMA é liberado pela Anvisa apenas em casos muito específicos, como nos pacientes HIV + que sofrem deformidades pela doença ou pelo tratamento.

Por que os preenchedores a base de ácido hialurônico são os mais indicados por dermatologistas?
Ácido hialurônico é um gel biocompatível, o que significa que a chance de provocar alergia ou outras reações no paciente é raríssima. Além disso pode ser removidos a qualquer momento, caso seja necessário.

Há riscos quando se opta pelo preenchimento com ácido hialurônico?
Sem dúvida há alguns riscos, mas quando executado por profissionais habilitados tem baixíssima chance de complicações. Os riscos, por exemplo podem ser o de um inchaço temporário ou formação de equimoses (manchinhas roxas). Mas são complicações simples e facilmente tratadas. Não há casos de morte pelo uso de preenchimento com ácido hialurônico.

Tags:

1 Comentário

  1. Tenho medo de ter alergia a esse ácido hialurônico. Se tivesse um exame que comprovasse se você pode ser alérgico ou não, seria o ideal. Queria fazer um preenchimento labial. Gostei muito da entrevista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *