Doença de Bowen

Doença de Bowen

A doença de Bowen é mais uma das manifestações na pele que aparecem pela agressão do sol ao longo da vida. Assim como as demais doenças fotoinduzidas, os indivíduos que estiveram expostos ao sol por longos períodos ou passaram por exposições abusivas e descuidadas são os mais propensos.

Doença de Bowen

Este é considerado um carcinoma espinocelular restrito às camadas superficiais da pele, e, por esse motivo, é também chamado de carcinoma espinocelular in situ. Com alterações celulares mais sérias àquelas encontradas nas ceratoses actínicas, aparece mais frequentemente em adultos do sexo feminino com idade acima dos 70 anos.

Pode acometer qualquer área da pele do corpo com predileção para o tronco, pernas e mãos. Existem algumas variantes que se localizam na mucosa da região anal ou genital e, nesses casos, o fator desencadeante é outro, tendo relação com HPV e com doença inflamatória do intestino.

Trata-se de uma lesão única na maioria das vezes, aparecendo como uma placa vermelha e descamativa, com limites bem definidos, e no inicio não é tão espessa. Cresce lentamente sem tendência à cura central. O doente não refere sintomas normalmente, ou pode referir apenas leve dor e coceira em alguns casos. O diagnóstico não é tão simples, isso por conta da sua semelhança com várias outras patologias (doenças de pele) dermatológicas, sendo necessário exame especializado – com frequência requer biopsia.

O tratamento é feito com uso de quimioterápicos de aplicação local (imiquimod, 5 fluororacil, por exemplo) ou pela destruição da lesão através de cauterização ou terapia fotodinâmica. Em alguns casos a remoção cirúrgica é a melhor conduta.

Fique atento para qualquer lesão de pele que apareça e permaneça. Mostre sempre ao especialista, evitando assim que uma lesão que oferece riscos seja menosprezada ou mal conduzida. E nunca descuide da correta fotoproteção.



1 comentário em “Doença de Bowen”

  1. ANTONIO CARLOS LOPES

    A poucos dias o dermatologista me tirou no braço um tumor e olhando a biopsia é doença de Bowen (câncer de pele). Mas, a exatos 12 meses, esse mesmo dermatologista me receitou um creme que mandei manipular, para passar nos braços à noite e lavar pela manhã, para eliminar manchas de sol na pele. Vou tentar escrever o que ele mandou manipular, são 4 substâncias juntas: Tretinoina 0,05%, hidroquinona 3%, acho que o outro é dexametasona 0,05% e tem mais alguma coisa que não consegui decifrar …. 4/P 30g. Só que após usar 3 frascos deste creme me apareceu uma mancha vermelha no braço e depois ela deu uma casquinha, agora cresceu bastante e tem uma casca mais alta e dura, será que pode ser a doença de Bowen também? E parece que após o médico retirar a outra que era um pouco acima, esta cresceu mais. O que me indica?

Comentários encerrados.