Home » Dicas » Cuidando dos cabelos cacheados e crespos

Cuidando dos cabelos cacheados e crespos

Cabelos cacheados e crespos são aqueles que nascem espiralados desde a raiz. São cabelos mais finos e frágeis, com maior tendência ao ressecamento, necessitando de cuidados especiais.

cuidando-dos-cabelos-cacheados-e-crespos-dermatologia-e-saude-1A busca pelo liso

Estima-se que mais da metade da população feminina do Brasil tenha cabelos que naturalmente não são lisos. Apesar disso, a grande maioria das mulheres recorre à técnicas de relaxamento ou mesmo de alisamento dos fios, em busca dos tão sonhados fios escorridos.

O descontentamento e a não aceitação se iniciam na infância, através de comentários preconceituosos, muitas vezes provenientes de amigos e familiares. Algumas mães submetem suas filhas pré-escolares ao alisamento de fios.

Recentemente, cada vez mais mulheres tem abandonado os processos químicos de alisamento e usado os fios ao natural.

Tipos de cabelo

Existem várias classificações para os tipos de cabelo, variando do liso, ondulado, cacheado com cachos mais abertos a mais fechados até os completamente crespos, com várias subdivisões.

Quanto mais espiralada a haste do cabelo, maior a dificuldade da distribuição uniforme da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios. Portanto, são fios naturalmente mais ressecados que os lisos. Além disso, a haste do fio é irregular e achatada, dificultando a reflexão da luz, deixando os fios mais opacos (menos brilho) em comparação aos fios lisos.

Os fios cacheados/crespos são mais frágeis e mais susceptíveis à ruptura por traumas físicos (estiramento ao escovar, lavagens, calor secador) ou químicos.

Como devo cuidar dos meus cachos?

Limpeza

Como são cabelos mais ressecados, devemos lavá-los com menor frequência e com produtos específicos. Não existe um número “ideal” de lavagens semanais. Vai depender do seu estilo de vida (sudorese intensa, ginástica, natação…).

Algumas mulheres de cabelos muito ressecados têm adotado a prática de utilizar apenas substâncias bastante suaves para a limpeza do couro cabeludo (técnica conhecida como LOW POO) e outras optam por abandonar por completo o uso do shampoo (técnica conhecida como NO POO, quando a limpeza é feita apenas com o condicionador). As defensoras destes métodos referem melhor qualidade dos fios e cachos mais bonitos. Alguns críticos sugerem que ao menos uma vez por semana o couro cabeludo seja lavado com shampoo evitando assim a proliferação de fungos e bactérias.

Quanto à temperatura da água, prefira a morna para fria, que melhora o brilho e diminui o ressecamento do fio.

Condicionamento e desembaraçamento

Devemos optar por condicionadores com alto poder hidratante, sendo os fios desembaraçados apenas quando estiverem molhados e de baixo para cima, o que irá reduzir a possibilidade de quebra. Qual o melhor produto? Na realidade existe o melhor produto para o SEU cabelo, vale experimentar linhas ricas em queratina ,ceramidas, manteiga de karité, óleo de argan, óleo de coco, abacate…

Cabelos cacheados e crespos devem ser desembaraçados apenas nos dias de lavar. Nos outros momentos, umedeça de leve os cabelos com um borrifador e ajeite os cachos com os dedos, usando um bom leave-in para reavivá-los.

Use seus dedos ou um pente de dentes largos e bem espaçados. A madeira é um bom material, pois ajuda a evitar o aspecto arrepiado. O pente tipo garfo ajuda a dar volume.

Finalização

Ao terminar o banho, amasse seus cachinhos debaixo para cima para tirar o excesso de água. Aplique um leave- in para cabelos cacheados ou ressecados, mecha por mecha, enluvando os fios.

Para finalizar, seque seus fios com um um tecido de algodão ou microfibra (camiseta velha, fralda, fronha, touca-toalha ou luvas de secagem…) ou até mesmo papel toalha. A toalha de banho comum promove aumento do frizz e indefinição dos cachos, colaborando com a quebra.

Os cachos podem então ser modelados de várias formas (amassando de baixo para cima com as mãos, com o processo da fitagem, usando o secador com o difusor…). Não existe técnica ideal e sim a técnica melhor para o SEU cabelo.

Outros Cuidados

Corte ideal

Os fios cacheados ou crespos não devem ser cortados em linha reta, pois desta forma o volume ficará concentrado do meio para baixo (efeito pirâmide). O ideal são os cortes em camadas, repicados, desfiados, etc…

Cuidando dos cabelos ao dormir

Ao dormir atritamos nossos cabelos nas fronhas de algodão inúmeras vezes durante a noite. Este atrito aumenta o frizz, rouba a hidratação e proporciona quebra de fios. No dia seguinte os cabelos estarão emaranhados, indefinidos e mais secos…

O cetim e a seda são tecidos mais suaves, proporcionando um deslizamento suave das madeixas. Desta forma mantém os cachos mais bonitos no dia seguinte. Pode ser usado nas fronhas e também em toucas para dormir.

Existem também formas de se prender os fios cacheados e crespos para dormir, tentando preservar a forma dos cachos e facilitar a arrumação dos mesmos no dia seguinte.

O dia seguinte

Os dias que se seguem à lavada do cabelo requerem um borrifador de água e um bom leave- in. Umedeça suas mechas, aplique um pouco do leave- in e amasse seus cachinhos de baixo para cima. Caso exista algum nó, tente soltá-lo com os dedos suavemente. Estes cuidados irão reavivá-los e hidratá-los até a próxima lavada.

Isso é peruca!!!

Alguns cabelos cacheados de famosas parecem muito perfeitos para serem de verdade e realmente não são! Considero um desserviço à valorização do cacheado natural, como se o cabelo crespo verdadeiro não fosse algo bonito a ser valorizado e mostrado. Equivale ao alisamento em termos de não-aceitação.

O cabelo cacheado e crespo pode ser lindo, assim como o liso. Basta uma rotina de cuidados específicos.



Dra. Valeria Crispim Baiocchi CappiDra. Valeria Crispim Baiocchi Cappi
Médica Dermatologista
CRM-GO 8244 | RQE 4538

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

2 Comentários

  1. Olá,

    Parabéns pelo artigo.

    Quero lhe dizer que cuidar dos cabelos cacheados é difícil e por esse motivo pensei em deixar meu cabelo liso. Porém, percebi numa amiga que a raiz, depois de um tempo, precisa ser retocada.
    Então achei mais barato focar nos cuidados diários e semanais.

  2. DR a minha filha, tem cabelos ondulados, secos e fofó, como tratar o cabelo dela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *