Creme é coisa séria

Os cremes dermatológicos são de fácil obtenção em farmácias. Mas devemos ter cuidado com seu uso incorreto, pois isso pode causar efeitos colaterais graves.

Medicamentos podem ser usados de diversas formas : você tomar comprimidos, fazer o uso oral, tomar injeção direto na veia. E, por fim de uma forma que é das mais usadas na dermatologia, que são os medicamentos tópicos.

crememaos

Na forma de cremes, pomadas, loções e outras formulações, várias substâncias são usadas no tratamento de doenças e em estética através da aplicação direta na pele.

.

Pela simplicidade do uso, e por ser aplicado “apenas externamente”, tendemos a achar que cremes e pomadas sempre serão simples e sem efeitos colaterais. Mas isso é um engano : muitos cremes, sejam de uso estético ou de uso medicamentoso, se utilizados em excesso ou nas áreas erradas podem causar efeitos colaterais, por vezes irreversíveis. Substâncias como ácido retinóico, hidratantes, e muitos outros podem provocar irritações, dermatites, coceira e outros efeitos no local de uso ou em outras áreas do corpo.

Os cremes com corticoide merecem especial atenção, já que não são um “simples creme” pois o corticoide é um MEDICAMENTO, com os benefícios e riscos de um medicamento comum. As consequências vão depender de como se usou o creme e para que problema de pele ele foi usado.  Há regras para o uso de cada formulação, desde o número de vezes que se passa por dia, número de dias de uso, o local do corpo onde se usa cada tipo de corticoide, e o veículo (creme, pomada, loção) em que este medicamento foi produzido.

Dentre as formulações, uma das mais potentes utilizadas pelos dermatologistas é a que possui um plástico (chamado “filme oclusivo”). O efeito deste plástico é forçar a molécula do medicamento a penetrar na pele, e chega a conseguir uma penetração 100 vezes maior do que se fosse em creme. É muito útil para determinadas doenças, e muito potente, mas de enorme risco se usado incorretamente, principalmente para queixas estéticas (acne, dermatites). Seu uso na acne pode piorar a doença, por alterar as condições da pele acneica. Já o seu uso em pele do corpo pode provocar enfraquecimento (atrofia) da pele e levar ao surgimento estrias.

Em alguns tipos de dermatite o corticoide pode dar um alívio de alguns dias na doença, mas levar a uma piora intensa quando se suspende o creme (o rebote). Aí, a pessoa volta a usar, para aliviar os sintomas, e, quando interrompe a medicação, provoca novo rebote, que levará a novo uso, e este ciclo vicioso com certeza terminará numa dermatite muito mais grave que a inicial.

Em crianças, pela pequena superfície de corpo que elas possuem e por terem uma pele muito mais delicada que a do adulto, a absorção do medicamento pelo corpo vai ser maior, podendo levar a efeitos internos (obesidade, alteração do crescimento) mais intensos que nos adultos, e por vezes irreversíveis.

Medicamentos em creme continuam sendo medicamentos, e devem ser usados com cautela. Sempre consulte um médico dermatologista para usar medicações em formulações tópicas. Evite a dor de cabeça de ter que tratar uma complicação de um creme usado incorretamente. Acredite, não é tão simples assim.

Dr. Marco Otávio Rocha CoutoDr. Marco Otávio Rocha Couto
Médico Dermatologista
CRM-DF 12.167 | RQE 6137

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in