Home » Unhas e Cabelos » Sobrancelhas » Como fazer minhas sobrancelhas crescerem?

Como fazer minhas sobrancelhas crescerem?

As sobrancelhas param de crescer por vários motivos como a depilação. O crescimento dos pelos pode ser estimulado com o uso de medicamentos como minoxidil e bimatoprosta e aparelhos de laser de baixa intensidade. A cirurgia de auto transplante de fios e a micropigmentação se mostram boas alternativas para a reconstrução das sobrancelhas quando os tratamentos não são capazes de resolver o problema

Quando as sobrancelhas são retiradas frequentemente durante vários anos, os folículos desses locais são destruídos e os pelos não voltam a crescer mais. As sobrancelhas podem ficar finas permanentemente.
Depilar as sobrancelhas pode atrapalhar seu crescimento.

Sobrancelhas muito finas ou que “não crescem” é um problema comum que afeta profundamente a auto-estima. Isso porque o rosto sem sobrancelhas fica com aspecto triste e apagado. Até há pouco tempo não havia recursos para tratamento desse problema mas, graças ao grande avanço nos estudo dos cabelos e sobrancelhas, já podemos oferecer algumas opções para tratamento das causas e para correções estéticas quando não há tratamento possível.

Existem muitas causas para as sobrancelhas ficarem finas ou desaparecerem, confira em: Porque minhas sobrancelhas estão caindo?

Para quem depila a sobrancelha, o primeiro passo do tratamento é parar imediatamente de depilar! Se você depilou a sobrancelha bem fininha por muitos anos, é provável que não consiga que ela fique grossa novamente. Se você está começando agora a depilar as sobrancelhas, cuidado! Procure um profissional para fazer um desenho adequado e evite retirar mais pelos do que isso. A retirada de pelos em excesso, depois de alguns anos, será irreversível.

O segundo passo para o tratamento é saber se você ainda tem pelos no local ou folículos pilosos viáveis (que ainda podem produzir pelos) ou se já não há nenhum crescimento de pelos. O seu médico dermatologista, fazendo uma minuciosa avaliação das sobrancelhas, pode lhe dar a resposta para essa pergunta.

Então, se ainda há pelos, mesmo que finos, ou o problema é recente e os folículos ainda estão presentes, é possível estimular o crescimento dos fios com medicamentos à base de minoxidil ou bimatoprosta.

O minoxidil é um medicamento que, quando aplicado no local, aumenta o fluxo de sangue para os folículos pilosos e aumenta a duração da fase de crescimento dos fios.

A bimatoprosta é um medicamento que foi inicialmente descoberto para o tratamento do glaucoma (aumento de pressão dos olhos). Depois os pesquisadores descobriram que causava aumento do número e do tamanho dos cílios. Atualmente tem sido usado em alguns casos também para estimular o crescimento das sobrancelhas. O mecanismo de ação ainda não é completamente explicado, mas possivelmente ele também aumenta a fase de crescimento dos fios e o número dos folículos em atividade.

Ambos devem ser usados com cuidado e sob orientação do médico dermatologista que irá avaliar a melhor forma de aplicar os produtos para evitar os efeitos colaterais (bimatoprosta pode causar escurecimento da pele do local, e até mudança da cor dos olhos, minoxidil pode causar irritações e crescimento de pelos em outras partes do rosto).

Sem sobrancelhas ou com sobrancelhas muito ‘apagadas’ o rosto toma um aspecto triste ou ‘sem expressão’.
Aspecto da face se retirada a sobrancelha.

Além dos medicamentos, existe um conceito bem novo de tratamento que é a fotobioestimulação, que quer dizer estimular processos no organismo pelo uso de determinados tipos de luzes. O crescimento dos cabelos e sobrancelhas pode ser incrementado pelo uso de tipos específicos de luzes. Para isso podem ser usados aparelhos em consultório ou em casa que emitem um laser de baixa potência nos locais afetados. O laser tem a capacidade de estimular os folículos que estão “dormindo” a novamente produzirem pelos e também estimular pelos finos e curtos a se desenvolverem em pelos mais longos novamente.

Mas se o problema está presente há vários anos e já não existem pelos ou folículos pilosos, não há nenhum benefício em usar os medicamentos nem os tratamentos com luzes/laser. Se esse é o seu caso, saiba que existe o tratamento cirúrgico de auto transplante de sobrancelhas que pode devolver as sobrancelhas densas e delineadas. Confira em: Sobrancelhas falam

Uma alternativa, a ser considerada com cuidado, é a micropigmentação para reconstrução ou complementação do desenho da sobrancelha. Antes de decidir, converse com o seu dermatologista para avaliar qual a melhor opção de tratamento para você!

Veja também:

Sobrancelhas falam

Você sabe o que é tricotilomania?

Exames de avaliação das doenças dos cabelos e couro cabeludo

Alopécia fibrosante frontal

Porque minhas sobrancelhas estão caindo?



Dra. Giselle FroesDra. Giselle Froes
Médica Dermatologista
CRM-MG 39552 | RQE 17150

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

2 Comentários

  1. Boa tarde.

    Gostei muito da sua publicação, foi muito útil e interessante.
    Eu fiz micropigmentacao há alguns meses porque tive uma queda acentuada de pelos numa zona em especifico mas que iria eventualmente desaparecer, como acontece algumas vezes por causa do stress e dermatite seborreica. No entanto, parece que não voltaram a crescer desde que fiz a dermopigmentacao. É possivel que a técnica lesione o foliculo e deixe de crescer?

    Obrigada pelo seu tempo.

    Marta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *