O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum na população e dentre estes os dois tipos mais comuns são o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular.
Todo paciente deve fazer uma consulta anual ao médico dermatologista para prevenção e diagnostico precoce do câncer de pele. Somente um médico especializado pode diagnosticar e prescrever a opção de tratamento mais indicado para cada tipo de câncer
Tipos de câncer de pele:
Carcinoma basocelular
O carcinoma basocelular é o tipo mais comum (70% dos casos) e menos agressivo. Ele apresenta crescimento muito lento e dificilmente se espalha para outras áreas do corpo (metástase) ou invade outros tecidos. Esse câncer ocorre mais em áreas expostas ao sol: como rosto, pescoço e orelhas.
Sintomas:
- Pode ser um nódulo “perolado” ou uma ferida que não cicatriza;
- Sangra com facilidade.
Quando o tumor é retirado precocemente, as chances de cura são altas.
Entre 35% e 50% das pessoas que tiveram esse tipo de câncer de pele vão ter um outro num prazo de 5 anos. Portanto o paciente deve fazer um acompanhamento com seu médico dermatologista.
Carcinoma espinocelular
O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum de câncer de pele (20% dos casos). Ele é mais agressivo e de crescimento mais rápido que o carcinoma basocelular, podendo atingir outros órgãos, caso não seja retirado com rapidez.
É mais comum nas áreas expostas ao sol, como couro cabeludo, orelha, pescoço e mãos. Pode ocorrer também nos lábios e genitais. Ocorre principalmente à partir dos 50, 60 anos, com maior frequência no sexo masculino.
Sintomas:
- Pode ser uma mancha, nódulo, verruga ou uma ferida que não cicatriza;
- Tem consistência endurecida;
- O crescimento é rápido (poucos meses);
- Geralmente a pele ao redor apresenta sinais de dano solar, como enrugamento, mudanças na pigmentação e perda de elasticidade;
- Ele pode surgir sobre cicatrizes antigas (como cicatrizes de queimaduras) ou feridas crônicas (como úlceras nas pernas);
O tratamento geralmente é cirúrgico e quando realizado precocemente a chance de cura é maior.
Melanoma
O melanoma felizmente tem incidência bem menor que os outros tipos de câncer de pele. É um dos tumores mais perigosos, e tem capacidade de invadir qualquer órgão e espalhar pelo corpo rapidamente (metástase). Ocorre em várias partes do corpo como pele, olhos, orelhas, membranas mucosas, genitais, palmas e plantas. As áreas mais comuns são as costas para os homens e os braços e pernas para as mulheres.
Pessoas de pele, cabelos e olhos claros, têm maior risco de desenvolverem a doença. Mas indivíduos negros ou morenos também podem desenvolver melanoma, ainda que mais raramente.
Sintomas:
- Pode ser uma pinta ou um sinal na pele, acastanhado ou enegrecido que mudou de cor, de formato ou de tamanho;
- Aparecimento de uma nova mancha ou pinta;
- Outras mudanças suspeitas podem incluir coceira, “comichão”, sangramento e a não cicatrização da área.
Quando inicial, o melanoma é mais superficial, o que facilita a remoção cirúrgica e a cura do tumor. Nos estágios mais avançados, a lesão é mais profunda e espessa, aumentando as chances de metástase para outros órgãos. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Casos de melanoma metastático, em geral, apresentam pior prognóstico e dispõem de um número reduzido de opções terapêuticas.
A hereditariedade é um fator de risco importante para o desenvolvimento do melanoma. Por isso, familiares de pacientes diagnosticados com este tipo de câncer de pele devem se submeter a exames preventivos regularmente.
Se diagnosticado precocemente as chances de cura são de mais de 90%.
Portanto, mesmo sem nenhum sinal suspeito, é recomendado fazer uma visita anual ao seu médico.
É importante observar a própria pele constantemente (fazer o auto exame) e procurar imediatamente um dermatologista caso apresente alguma lesão suspeita ou que apresentou mudança no seu aspecto.
O paciente que já teve um câncer de pele deve fazer um acompanhamento permanente com o dermatologista.
Pingback: Protetor solar em cápsulas existe? - Dermatologia e Saude
Pingback: 12 motivos que aumentam sua chance de ter câncer de pele - Dermatologia e Saude
Eu estou morrendo de medo pois saiu umas pintas na minha barriga pesquisado vi q pode se câncer não FIS exame pois tenho duas filhas .adolescente uma de três ano,oque posso fazer