Home » Câncer de Pele » Câncer de pele coça ou dói?

Câncer de pele coça ou dói?

Um grande problema dos cânceres é que, por muito tempo, eles não causam qualquer sintoma. No caso dos cânceres de pele, muitas vezes se iniciam como plaquinhas pouco visíveis que não coçam, não doem e não ficam vermelhas. O grande problema disto é que muitas pessoas aguardam algum sintoma para procurar o médico, e aí já necessitam uma cirurgia grande para resolver seu problema.

Câncer de pele coça ou dói?
O câncer de pele mais comum e seu exame com o dermatoscópio (método que amplifica e visualiza de forma mais profunda as lesões de pele).

Como o câncer de pele mais comum frequentemente ocorre no rosto, reconstruções cirúrgicas podem ser muito complicadas devido à proximidade com o nariz, boca, olhos, sobrancelhas e orelhas (áreas de difícil reconstrução cirúrgica).

O câncer de pele mais comum é o carcinoma basocelular. Como ele tem um crescimento muito lento e um aspecto arrendondado, parecendo uma pintinha cor da pele (no caso da variante nodular, que é a mais frequente), muitas vezes cresce bastante até que a pessoa desconfie que é um problema e procure um médico.

O segundo câncer de pele mais comum é o carcinoma epidermoide. Ele usualmente tem escamas ou crostas, chamando mais a atenção do que o carcinoma basocelular. Porém, pode ter crescimento mais rápido e pode causar metástases (enviar células cancerosas para outros órgãos). Então, é interessante ficar de olho em lesões descamativas ou crostosas.

O terceiro câncer de pele mais comum (sim, existem mais vários outros tipos de câncer de pele) é o melanoma. Este é o mais grave porque, quando emite as metástases, é o câncer mais difícil de controlar. Existem novos tratamentos que são mais efetivos neste câncer, mas remover precocemente sempre é a melhor opção. Quando removido cedo, geralmente ele fica restrito à pele, o que torna a cirurgia curativa.

Resumindo: não devemos esperar sintomas para procurar um médico dermatologista. É interessante sermos examinados dos pés à cabeça por um médico especializado para sabermos se temos lesões de risco ou não.



Dr. Juliano BreunigDr. Juliano Breunig
Médico Dermatologista
CRM-RS 28.055 | RQE 18.990

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


2 Comentários

  1. Gostaria saber qual o procedimento mais adequado para preenchimento labial? Tenho 62 e o código de barra está gritante.
    Atenciosamente

  2. Apareceu poucos dias em meu dedo do pe dois machucadinhos escuros com puraquinho bem pequenos so que ai tirei eles de tanto mecher saiu so sanque e nada mais e rapodim cicatrisou isso pode ser cancer de pele nao parece mais nada so que meu corpo fica cosando direto ja tomei muito sol quando era mais nova sem protecao nenhuma hoje tenho 23 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *