Home » Dicas » A importância dos nutracêuticos e vitaminas para a saúde da pele

A importância dos nutracêuticos e vitaminas para a saúde da pele

Cada vez mais avança o conhecimento sobre a nutrição e seu papel na nossa saúde. Com essa evolução, surgiu o conceito de nutracêuticos, que são substâncias com ação de medicamentos. Tais substâncias são encontradas em alimentos e, para serem consideradas nutracêuticos, devem ser tomadas em doses mais concentradas que as presentes nos alimentos.

Vitaminas, nutracêuticos, antioxidantes

O conhecimento sobre o real benefício dessas substâncias para a nossa saúde ainda é pequeno. As vitaminas também são consideradas nutracêuticos se tomadas em doses maiores, e têm efeito antioxidante, isto é, protegem a pele e o organismo das constantes agressões do nosso ambiente, que variam com o estilo de vida do indivíduo, hábito de se expor ao sol, poluição, tabagismo, stress, etc.

  • Vitamina D – Protege a pele e deixa os ossos saudáveis. A nossa pele é capaz de sintetizar vitamina D, mas acaba pagando um preço muito caro para isso, pois raios solares que possibilitam a fabricação da vitamina são os mesmos que a agridem, causando problemas como câncer de pele, manchas e rugas. Por causa da consciência cada vez maior dos malefícios da exposição solar e por causa dos nossos hábitos urbanos, nós cada vez estamos menos expostos ao sol. A boa notícia é que não é necessária essa exposição para obter vitamina D. Ela pode ser tomada em cápsulas, e pode ser associada ou não ao cálcio. Para maiores informações sobre essa polêmica sobre a exposição ao sol versus fabricação de vitamina D, acesse: Consenso Brasileiro de Fotoproteção da SBD.
  • Vitamina E – É muito difícil de ser achada na dieta, estando presente principalmente nas nozes. A exposição ao sol degrada rapidamente a vitamina E presente no nosso corpo, por isso a necessidade da sua reposição diária.
  • Vitamina C – Ajuda a evitar que a pele fique manchada, pois atua na síntese de melanina, pigmento acastanhado da pele.
  • Biotina – também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou B8, faz parte do complexo B. Ela age diretamente na formação da pele, cabelos e unhas, e pode ser encontrada no arroz integral, frutas, nozes, ovos, carnes, e leite. A carência de biotina causa inflamações na pele e couro cabeludo.
  • Selênio – A dieta moderna é deficiente desse mineral. É importante que esteja presente nos suplementos vitamínicos. Estudos em cobaias mostraram que a sua deficiência leva a dermatites e queda de pelos.
  • Cobre e zinco – Também devem estar presentes na nossa suplementação, apesar da sua deficiência ser mais rara nos seres humanos.
  • Omega 3 e 6 – Presentes no óleo de linhaça e de peixe, e castanhas. Esses óleos são ricos em ácidos graxos essenciais. Sua deficiência está associada com algumas doenças mentais, imunológicas e de pele, além de hipertensão e hiperlipidemia.
  • Polifenóis – Ou compostos fenólicos. Refere-se a um amplo e numeroso grupo de moléculas encontradas em hortaliças, frutas, cereais, chás, café, cacau, vinho, suco de frutas. São consideradas substância antioxidantes, isto é, previnem o envelhecimento do organismo.

Boas notícias vão surgindo no campo da boa alimentação o papel dos nutracêuticos todos os dias. Converse com seu dermatologista sobre a sua suplementação.



Dra. Maria Silvia Kós CanettiDra. Maria Silvia Kós Canetti
Médica Dermatologista
CRM-SP 86469 | RQE 26.254

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *