Home » Estética » Melasma

Melasma

Melasma é uma mancha escura na face que possui várias causas e com importante prejuízo na autoestima. Pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo

Manchas amarronzadas acometendo lateral da face
Manchas amarronzadas acometendo lateral da face

Melasma é um distúrbio da pigmentação, com a formação de manchas escuras que variam entre vários tons de marrom, por excesso de melanina, o pigmento da pele. Seu tratamento, apesar de difícil, produz bons resultados quando bem executado.

O melasma atinge mais comumente a testa, as bochechas, o nariz e logo acima dos lábios, mas pode afetar a face toda, o colo e até mesmo a parte externa dos braços.

Porque eu tenho melasma?

As causas do melasma ainda não estão completamente esclarecidas e são alvo de intensas pesquisas na dermatologia.

Apesar de ser popularmente conhecido como “manchas de gravidez” pode sim aparecer em mulheres que nunca engravidaram, principalmente pelo uso de anticoncepcionais, exposição ao sol e uso de alguns medicamentos, podendo inclusive acometer homens.

Como é feito o tratamento do melasma?

O melasma provoca importante prejuízo na autoestima da pessoa e pode levá-la a procurar soluções mágicas e tratamentos pouco confiáveis, o que sem dúvida pode agravá-lo. Jamais utilize medicações indicadas para outra pessoa, pois cada caso é único.

O tratamento consiste em medicações domiciliares para reduzir a pigmentação da pele, sempre associadas à proteção solar ampla. A escolha do filtro solar adequado e seu uso correto são fundamentais para o sucesso ou não do tratamento.

Na maioria dos casos, devemos associar o tratamento domiciliar à tratamentos auxiliares em consultório. Dentre eles,podemos citar os peelings e o uso de certos tipos de lasers.

Consulte o seu dermatologista antes de se submeter à qualquer tratamento estético. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.



Dra. Valeria Crispim Baiocchi CappiDra. Valeria Crispim Baiocchi Cappi
Médica Dermatologista
CRM-GO 8244 | RQE 4538

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

5 Comentários

  1. Relacionados: O que é Peeling ? - Dermatologia e Saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *