Home » Doenças da Pele » Manchas brancas na pele

Manchas brancas na pele

Manchas brancas na pele podem ser sinais de diversas doenças.

Algumas representam quadros simples e benignos, e em outros casos indicam afecções graves. O papel do especialista, portanto, é fundamental para o correto reconhecimento do quadro

  • Vitiligo

Trata-se de uma condição comum que afeta até 1% da população mundial! Pode aparecer em pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social.

O vitiligo não é contagioso. Muitas teorias tentam explicar a origem da doença, mas, provavelmente, o quadro ocorre pela soma de diversos fatores que levam à morte dos melanócitos, as células responsáveis pela produção de melanina.

As manchas podem surgir espontaneamente ou após traumas físicos e emocionais. Geralmente começam pequenas e são apenas mais claras do que a pele normal. Com o tempo, a mancha se torna totalmente sem cor.

A evolução das manchas é muito variável, podendo involuir espontaneamente em alguns casos, ou aumentar em número e tamanho.

Vitiligo pode ser controlado e, em alguns casos, consegue-se o retorno da cor da pele. Para isso, rápido diagnóstico e início precoce do tratamento são fundamentais.

Existem diversas maneiras de tratar o vitiligo. Tratamentos com medicamentos tópicos e orais, com uso de laser ou banhos de luz especial e até procedimentos cirúrgicos com transplante de pele são indicados para cada tipo específico da doença.

  • Pano Branco – Micose de Praia

Tecnicamente chamada de Pitiríase Versicolor, trata-se de uma micose causada pelo fungo Malassezia sp..

Aparece principalmente em adolescentes e adultos jovens, ocasionando manchas brancas (às vezes acastanhadas ou róseas), localizadas sobretudo no dorso, nos ombros, no pescoço e nos membros.

O quadro surge devido a predisposição genética associado a fatores como exposição a altas temperaturas, umidade, oclusão da pele por roupas ou cosméticos (óleos bronzeadores, por exemplo). O tratamento é simples, sendo realizado com medicações tópicas e orais. Como as recidivas da doença são comuns, deve-se sempre adotar medidas preventivas após o tratamento.

  • Eczemátide (Pitiríase Alba)

Eczemátides são manchas que surgem em crianças e adolescentes com pele seca. Caracterizam-se por manchas claras, levemente ásperas, que surgem principalmente na face e nos braços . Não são transmissíveis e costumam piorar nos meses mais secos do ano. O tratamento controla o quadro e ameniza as manchas, mas não leva à cura definitiva. Porém, na maioria dos casos, as Eczemátides melhoram espontaneamente com o passar dos anos.

  • Leucodermia Gutata

São pequenas manchas brancas, arredondadas ou em forma de gota, que surgem em adultos, sobretudo nos braços e nas pernas.

O quadro é benigno, ocasionado por fatores genéticos e pelo acúmulo de sol ao longo da vida.

Os tratamentos mais utilizados são a dermabrasão e crioterapia, com resultados pobres. Recentemente, o tratamento com MMP (microinfusão de substâncias na pele) tem mostrado excelentes resultados.

  • Hanseníase

Infecção causada pelo bacilo de Hansen, vulgarmente chamada de lepra. O Brasil é o segundo país com maior número de casos, afetando principalmente a parcela mais pobre da população. Infelizmente, os portadores ainda são estigmatizados devido ao mito popular de que partes dos membros se desprendem do restante do corpo.

A doença pode afetar a pele, os nervos, as mucosas e outros órgãos. Uma de suas formas de apresentação é o surgimento de manchas brancas (as vezes castanhas ou avermelhadas) nas quais percebe-se perda da sensibilidade. Nestes locais pode ocorrer diminuição da sensação de calor, dor e tato.

O diagnóstico da hanseníase pode ser feito em postos de saúde e deve ser realizado o quanto antes, já que esta é a principal forma frear a disseminação e prevenir as complicações da doença, como perda da função dos membros.

  • Manchas brancas após exposição solar

Manchas brancas podem surgir na pele após exposição solar intensa. Elas aparecem porque o sol em excesso leva a desidratação e descamação da pele. O quadro se caracteriza por um desbotamento não homogêneo e mal delimitado da pele, sobretudo da face, do tórax e dos braços. Na verdade, as manchas são a pele de coloração normal contrastando com a pele bronzeada.

  • Manchas brancas após feridas (Hipocromia Pós Inflamatória)

Arranhões, queimaduras, alergias, entre outros, podem evoluir com manchas claras residuais após a cicatrização. A mancha acompanha o formato do trauma primário. O quadro ocorre devido a uma breve interrupção na produção de melanina no local, sendo portanto reversível. Tais manchas podem ser confundidas com certos tipos de cicatrizes, porém, nestas a descoloração é definitiva.

  • Hipomelanose Macular Progressiva (Hipomelanose do mestiço)

Se você já realizou muitos tratamentos para Pano Branco (Pitiríase Versicolor, acima) e não obteve melhora, você pode ter Hipomelanose Macular Progressiva. Como o nome diz, trata-se de manchas brancas que surgem em pacientes mestiços (ou seja, grande parte dos brasileiros são suscetíveis). São mais comuns no abdome e na região lombar, e podem ser bastante parecidas com a lesões de Pano Branco. Não se sabe ao certo por que o quadro aparece, mas trata-se de um quadro benigno, que muitas vezes resolve espontaneamente. O tratamento, quando se faz necessário, é realizado com medicações tópicas ou por via oral, e até banhos de luzes especiais, nos casos resistentes.



Dr. Marcelo BrolloDr. Marcelo Brollo
Médico Dermatologista
CRM-RJ 5280769-9 | CRM-DF 17867 DF

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

28 Comentários

  1. Minha filha estar com uma mancha branca no pescoço…e ñ sei o que fazer por favor me ajudem!!!

  2. Surgiram manchinhas brancas nas minhas pernas e estão aumentando, o que fazer? Sou negra e ao longo da minha vida tomei muito sol mas já faz muitos anos que não me exponho ao sol sem usar filtro solar.

    • No ano passado fiz um bronzeamento artificial e também faço todos os meses depilação e a um mês percebi manchas brancas na minhas canelas que não somem assim como aconteceu com você, também gostaria de saber o que pode ser

  3. Tenho manchas brancas mão esquerda e ponta das unhas nas volta delas, tenho tbm em cima do pênis e no saco escrotal, e em toda volta do ânus. Quero muito saber q pohaa eh essa mas não vou a médico. Nem pretendo ir eh constrangedor e pessoal espero q tenha cura pois já tenho herpes na pele q encapa a cabeça do pênis e quando minha imunidade baixa eh horrivel eh feridas de dentro pra fora acho q fizeram macunba soh pode peço a ajuda de vcs qeuro resolver as manchas mas nunca procurei ajuda aguardo retorno por email obrigado

    • Meu amigo Tenho herpes no bumbum Qdo minha imunidade cai ela aparece Uso a pomada zovirax que é muito boa Me ensinaram a passar algodão com vinagre de álcool apertar mesmo o algodão e esfregar No dia seguinte não tem mais nada Sorte aí hein!!!!!!

  4. Doutor sou o filho da Suelem. Eu tenho treze anos tenho duas manchas brancas no pescoço quero saber o que poderia fazer e se é grave.será que poderia ser pano Branco?

  5. Faz dois dias que notei que apareceu tipo umas bolinhas ásperas da cor da minha pele mesmo no pescoço, parte superior das costas , uma parte do rosto , o que será que é? Nunca tive isso , em casa me disseram que é por causa do calor , mas fico na duvida

  6. Queria uma indicação para tratamento de mancha branca

    • Estou com uma macha branca em baixo do labio e também estou perdendo totalmente a cor dos meus lábios estou desesperada pq não sei o q é isso me ajudem por favor

    • Eu tinha o que chamam de pano Branco Muitas manchas que tdo verão apareciam em meus braços costas, seio e pescoço Era um desespero Sem saber de nada fiz o bronzeamento artificial Naquele tempo não era proibido Só sei que nunca mais apareceu as tais manchas brancas

  7. Gostaria de saber como tratar de hansenías

  8. Tenho umas manchas brancas que vem de espalhabdo meu corpo. Observo que minha mae e irmas têm. Vem me incomodando bastante, principalmente por questoes de esteticas. Ha tratamento e cura?. Aguaro retorno

  9. Deveriam postar fotos de cada tipo dessas doenças estou em busca de uma cura pra minha doença e médico nenhum na minha cidade resolveu.

  10. Eu tenho nas pernas mancha branca

  11. Tenho uma manchas brancas na minha perna só na perna desde de criança e já usei tudo e não sai não sei mais o que fazer as x coça e é ressecado ,já tenho 30;anos e nenhum médico me diz o que realmente é ,alguém me ajuda por favor .

  12. Preciso de ajuda tenho manchas brancas brancas começou pelos pés e depois se espalhou no corpo todo e quando pego sol fica rosada to disisperada fiz exames de sague nao deu nada

  13. Apareceu uma.manchinha no.meus lábios inferior fui no dermatologista ele disse que não é virtilico as vezes coça o que pode se.

  14. Tenho manchinhas brancas nos braços e pernas. Noto q elas vem aumentando. Tem um tratamento p minimizar essas manchas?

  15. tem aparecido varias manchinhas brancas nos meus braços e nas pernas, o que pode cer tenho apenas 37 anos tem haver com a idade.
    aguardando o retorno!

  16. Dr. Apareceram algumas manchas brancas uma do lado direto proximo a sombracelha e olho, tbm no queixo, proximo ao nariz e a boca e na buchecha fui ao dermatoligista e disseram que era dermatite seboreica, hipocromiante, passou alguns remedios mais não vi melhoras isso pode ser vitiligo?

    Obrigada.

  17. Olá! Minha pele começa coçar muito, logo depois, no local, aparece uma manchinha branca pequena e redonda. O que será?

  18. Olá!! Tenho uma mancha branca na barriga e eu cinto muita vergonha de usar biquíni ,eu não sei o que é, fui a uma dermatologista e ela não soube me dizer o que é realmente ,se puder me ajudar aguardo retorno obrigada!!!!

  19. Minha mãe tem 81 anos e na mao e braço dela surgiram algumas manchas brancas que coçam e descascam. Estou preocupado, o que pode ser?

  20. começaram a surgir algumas manchas brancas no meu braço e em um mês elas se multiplicaram pelo corpo todo, fui ao médico que me indicou uma pomada. Pela lógica eu pedi um remédio que poderia ser ingerido e que agisse de dentro pra fora porque não teria como eu passar pomada no corpo todo né e toda hora estava surgindo mais e mais…
    Enfim, eu tomei os comprimidos que o médico me deu e as manchas não apareceram mais, porém, elas não sumiram assim do nada e sim com tempo, as manchas ficaram no meu corpo mesmo tomando os remédios porque elas só desaparecem com a troca de pele que acontece quando você toma sol

  21. Eu tenho muitas manchas brancas com formatos de garotas nos braços nas pernas na barriga na mão

  22. Manchas nos meus antebraços à mais de dois anos. Já usei vários tipos de cremes e pomadas

  23. Após tomar sol na praia, o meu bronzeado fica com pigmentos brancos também principalmente nas pernas. Oque deve ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *