Os acidentes com queimaduras em crianças ocorrem, principalmente, dentro de casa e em menores de três anos. As crianças pequenas são curiosas e, muitas vezes, querem pegar os objetos que estão ao seu alcance. Alguns cuidados devem ser sempre tomados com os pequenos, principalmente dentro de casa.
- Nunca deixe crianças pequenas sozinhas dentro de casa, principalmente na cozinha, que é onde acontece a maioria destes acidentes, e não as deixe mexer no fogão e no forno.
- Utilize as bocas de trás do fogão e deixe os cabos da panela virados para a parte de trás, pois isto dificulta o acesso delas.
- Panelas com fundo amassado e fogões que balançam apresentam maior risco de acidentes.
- A porta do forno fica quente quando há algo assando, portanto fique de olho e não deixe que os pequenos se apoiem ou toquem nela.
- Deixe as comidas e bebidas quentes longe da borda da mesa e tenha cuidado com toalhas compridas, pois as crianças podem puxar a ponta e derrubar o alimento sobre si.
- Evite segurar comidas ou bebidas quentes com uma criança no colo, pois você pode derrubar o alimento quente.
- Muito cuidado com a temperatura dos alimentos, sempre experimente antes de oferecer a comida.
- Muito cuidado também ao aquecer a mamadeira no forno micro-ondas, pois o líquido é sempre mais quente que o recipiente.
- Cuidado com fogo, principalmente, com churrasqueiras e lareiras. Se tiver lareira utilize tela de proteção.
- Esconda os fósforos e o os isqueiros, crianças maiores podem tentar acendê-los e se queimar.
- Muito cuidado com as tomadas elétricas, use sempre protetores apropriados.
- Deixe os fios elétricos fora do alcance e, se estes tiverem desencapados, encape-os.
- Mantenha o ferro elétrico, a chapinha, as velas e aquecedores longe do alcance das crianças.
- Cuidado também com pilhas, baterias de relógio e equipamentos eletrônicos, eles representam perigo por possuir conteúdo corrosivo.
- Cuidado também com garrafas de álcool, produtos de limpeza e higiene e, principalmente, com soda cáustica. A ingestão desta substancia continua sendo a maior causa de queimadura química em crianças.
- Todos os produtos de limpeza e higiene devem ser armazenados fora do alcance das crianças.
- Fora de casa, cuidado com as fogueiras, fogos de artifício.
- Oriente os adolescentes a ter cuidado com fios de alta tensão ao empinar pipas.
- Verifique a temperatura da cadeirinha se o seu carro ficar estacionado no sol. Faça o mesmo com os brinquedos do parquinho, especialmente escorregadores.
- É muito importante ensinar as crianças e os adolescentes sobre os riscos e a prevenção de queimaduras. Isto pode poupar você e toda sua família de muita dor e sofrimento