Varicela

Varicela ou catapora é uma doença contagiosa causada por um vírus. O tratamento e a prevenção são importantes na evolução da doença

varicela-dermatologia-e-saude-350x300-01Varicela ou catapora é uma doença da pele onde um vírus é transmitido de outra pessoa contaminada. Ele causa febre e mal estar e pequenas bolhas espalhadas pelo corpo.

A varicela começa com poucas bolhas que vão aumentando e vão se transformando em feridas até que elas cicatrizam. Junto com as bolhinhas na pele também aparece febre. Algumas marcas que ficam na pele após a cicatrização das feridas, permanecem a vida inteira e são difíceis de serem removidas.

Geralmente ocorre em crianças que não foram vacinadas. Hoje as vacinas podem ser encontrada na rede pública (SUS) e sempre são anotadas no cartão de vacinação.

A febre que surge junto com as bolhas da pele é baixa e desaparece em alguns dias, quando as bolhinhas começam a se transformar em feridinhas. Quando não existem mais bolhas mas a febre persiste, é um sinal de complicação e o médico assistente deve ser avisado.

Quando a criança está com catapora ela deve evitar brincar com outras crianças para não passar o vírus adiante. Ela deve evitar também o contato com pessoas com imunidade baixa porque essas se infectam muito facilmente e a doença se apresenta de uma forma muito grave nestas pessoas. As mulheres grávidas, se não tiverem sido contaminadas antes, também devem evitar contato com pessoas infectadas para não se correr o risco do nascimento de bebês com problemas de saúde causadas pelo vírus da catapora.

O diagnóstico é feito ao examinar a pele e pela presença de febre. Raramente o médico opta por pedir um exame da pele ou do sangue para se confirmar o diagnóstico.

Os cuidados com a pele se baseiam em usar cremes e soluções para ajudar as bolhas a secarem e para evitar infecção por alguma bactéria. É importante cuidar bem das lesões para evitar ,ou pelo menos diminuir , as cicatrizes que podem ficar na pele definitivamente.

varicela-dermatologia-e-saude-350x300-02Ao se iniciarem as pequenas bolhas o médico já deve ser procurado porque existem alguns medicamentos que podem ser usados para aliviar o quadro e outros que não devem ser usados porque podem piorar as lesões da pele. Além disso, algumas pessoas apresentam complicações ou quadro clínico mais grave e precisam ser internadas sendo necessário acompanhá-las mais de perto e ficar atento a qualquer sinal de piora.

Quando a doença desaparece, o vírus ainda fica no organismo, paralisado e pode vir a causar bolhas em partes localizadas do corpo depois de muitos anos. Só que desta vez, ele não causa febre, a dor é localizada e pode ser fraca ou forte. Este quadro é conhecido como Herpes Zoster e acontece mais em adultos.

Dra. Rosimeire Alves PimentaDra. Rosimeire Alves Pimenta
CRM-MG 33835 | RQE 11632