Home » Minha Pele » Uso de protetor solar nas crianças : o que devemos saber ?

Uso de protetor solar nas crianças : o que devemos saber ?

No verão, os índices de radiação ultravioleta (UV) estão altos, os dias são mais longos, e ocorre maior exposição solar.

bebefiltrosolar

 

As crianças gastam grande parte de seu tempo em atividades externas e, assim, expõem-se a proporções maiores de radiação solar. Em média, elas ficam expostas ao sol cerca de 2,5 a 3 horas diárias, representando uma dose anual próxima de 3 vezes a dose anual recebida por um adulto. Nessa época do ano, principalmente no Brasil, com as férias escolares, diversão e lazer nas praias, piscinas e parques aquáticos, as crianças são as principais vítimas da radiação solar, e assim, devemos tomar algumas precauções com elas.

 

.

Algumas recomendações são :

  • Evitar o sol das 10h às 16h, pois esse período é o pico de Ultravioleta B, o principal responsável pelo câncer de pele.
  • Hidratar a criança com água, sucos, água de coco, evitando a desidratação pela transpiração.
  • É proibido usar filtro solar em crianças abaixo de seis meses de idade. Nessa faixa etária, deve-se evitar a exposição solar, deixando-as em locais que tenham sombra e guarda-sol. As crianças devem usar roupas apropriadas – algumas marcas têm proteção UV.
  • Como a pele do bebê é mais fina e está em desenvolvimento, o filtro solar de qualquer natureza, seja de composição química ou física, pode desencadear quadros de irritação e alergia.
  • Em crianças com idade maior que seis meses é indicado o filtro solar, dando preferência para filtros físicos, e daí a importância da prescrição do dermatologista.  Ele pode te indicar, dependendo da pele da criança ou bebê, o protetor mais adequado.
  • Reaplicar o filtro solar a cada duas horas. O protetor deve ser aplicado generosamente na pele, de forma a cobrir toda a área.
  • Queimaduras solares durante a infância aumentam muito a chance de desenvolver melanoma (um câncer de pele agressivo na fase adulta) , reforçando assim ainda mais importância da fotoproteção na infância.

Qualquer dúvida sobre esse assunto, procure seu médico dermatologista

 



Dr.Alexandre Moretti de LimaDr. Alexandre Moretti de Lima
Médico Dermatologista
CRM-MS 4146 |  RQE 3804

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *