Eflúvio telógeno

A causa mais frequente de queda de cabelos é uma condição chamada eflúvio telógeno. Saiba quais são as suas principais características

Efluvio-telogeno-dermatologia-e-saude-1

Quando ocorre o eflúvio telógeno há uma perda acentuada dos cabelos que estão na fase telógena (fase normal da vida dos cabelos em que eles entram em repouso e se preparam para cair). Essa fase ocorre de forma periódica para troca dos cabelos, no seu ciclo normal de vida, mas fica aumentada nesse distúrbio por diversos fatores. Se essa queda for excessiva, de mais de 100 a 150 fios ao dia, começa a haver perda do volume e rarefação dos cabelos, e em último caso, até à calvície feminina.

Quando a queda é intensa, passa a ser percebida nas escovas, pentes, travesseiro, ralo do banheiro, e no chão de casa, por exemplo.

Vários fatores podem determinar o eflúvio telógeno: stress, trauma físico, trauma emocional, no período após o parto, após cirurgias, interrupção do uso de pílulas anticoncepcionais ou de reposição hormonal, infecções e doenças acompanhadas de febre alta, doenças da tireóide, deficiências nutricionais (Vitamina D, Vitamina B12,Magnésio, ferro, zinco e proteínas) ou dietas muito radicais (com ou sem medicamentos). Alguns medicamentos também podem causar eflúvio telógeno.

Alterações no couro cabeludo como dermatite seborreica(caspa), psoríase, dermatite de contato do couro cabeludo (alergias) também podem acarretar o eflúvio telógeno.

O tratamento requer primeiramente determinar a causa do eflúvio. Uma consulta detalhada com o médico dermatologista e exames complementares são necessários. Em alguns casos pode haver resolução espontânea como no caso do eflúvio pós-parto.


Dra. Dirlene Roth


Dra. Dirlene Roth
Médica Dermatologista

CRM 82712 | RQE 37438

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Colaboração


Dra. Maria Silvia Kós Canetti


Dra. Maria Silvia Kós Canetti
Médica Dermatologista
CRM-SP 86469 | RQE 26.254

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


6 comentários em “Eflúvio telógeno”

    1. Dermatologia & Saúde

      Cara Luiza, agradecemos sua mensagem!

      O site Dermatologia & Saúde é uma iniciativa pioneira de educação da população sobre as doenças de pele. Disponibilizamos o nosso conteúdo, que é escrito por médicos dermatologistas, de forma gratuita na internet com este objetivo. Para atendimento, por favor, procurar serviços de referência de sua região.

      Atenciosamente Equipe Dermatologia & Saúde

  1. Pingback: Queda de cabelos - Dermatologia e Saude

  2. Pingback: Anestesia causa queda de cabelos? - Dermatologia e Saude

  3. Pingback: Eflúvio Telógeno: A causa mais frequente de queda de cabelos! - Clínica Dermatológica Carolina CoelhoClínica Dermatológica Carolina Coelho

  4. Maria Eulelia gama da silva

    Tenho queda de cabelos há 32 anos. Percebia que era normal. Já até cheguei a contar os fois de cabelos por dias.
    Chegava até 120 A 150 fios por dia.
    Passei em alguns dermatológicos eles dizem que é normal.
    Hoje tenho uma queda muito intensa acredito que meu cabelo está cada vez mais pouco e fracos. Não sei o que fazer, Estou muito precupada.
    Por favor me ajude.
    Grata

Comentários encerrados.