As unhas sofrem com a nossa rotina e também envelhecem, sabia? Saiba como tratá-las melhor, com alguns cuidados simples.
- O excesso de esmalte pode desidratar as unhas. O que ocorre é que os esmaltes estão cada vez mais coloridos, brilhantes e secando rapidamente. Para isso acontecer, são acrescentados diversos produtos químicos a eles, como o tolueno e o formaldeído, que agridem as unhas. Dê um descanso para elas! A cada semana, fique três a quatro dias sem usar esmalte, aplicando bastante hidratante, de boa qualidade, nas unhas e cutículas. Massageie as cutículas com um hidratante tipo cera, ou com bastante manteiga de karité.
- Não use removedor com acetona: ele desidrata demais as unhas. Existem removedores hipoalergênicos, que são bem menos agressivos.
- Não empurre as cutículas com força. Essas linhas transversais afundadas que você pode estar vendo nas suas unhas são devido ao excesso de força junto à matriz das unhas, agredindo a frágil fábrica da lâmina ungueal. Amoleça bem as cutículas com água quente e creme hidratante e empurre delicadamente. Não use espátulas cortantes.
- Não corte as cutículas com exagero. Você pode se machucar e sofrer uma infecção, ou prejudicar o crescimento da unha para sempre, deixando marcas na matriz que fabrica a unha. O ideal é não cortar as cutículas, mas se você não conseguir, evite cortá-las demais.
- Dê preferência aos esmaltes mais claros. Esmaltes mais escuros podem manchar as unhas.
- Não use material de manicure de outras pessoas. Nos alicates e outros objetos cortantes, podemos nos contaminar por doenças como a hepatite. Já as lixas e até o esmalte podem abrigar micoses. O ideal é separar todo o seu material, inclusive o esmalte de unhas.
- Alimente-se bem!Uma dieta rica em proteínas, como carnes, soja e grãos integrais é muito importante para termos unhas saudáveis. Outro alimento bom para as unhas são os ovos, porque são ricos em biotina.
- Use luvas de borracha para lavar louça e fazer limpeza, assim você evita que suas mãos e unhas sofram a agressão dos produtos químicos.
Enfim, para ter unhas bonitas sempre, até a idade madura, é necessário tratá-las com carinho! Lembre-se que elas envelhecem também, e que as células-tronco que as produzem são pequenas e delicadas, e ficam logo abaixo da pele. Quando morrem não são substituídas.