Alopecia areata é uma doença auto-imune que provoca queda de cabelos localizada ou generalizada
A alopecia areata geralmente surge como uma pequena área sem pelos, conhecida como “pelada”. Algumas pessoas podem perder cílios e sobrancelhas e poucos casos (menos de 5%) evoluem para formas mais extensas com comprometimento de todos os pelos do corpo (alopécia areata universal).
O diagnóstico é feito pelo médico dermatologista durante a consulta, examinando cuidadosamente o couro cabeludo. Podem ser solicitados exames de sangue para investigar a existência de outras doenças auto-imunes ou infecções, mas estes não são essenciais para o diagnóstico.
Em casos duvidosos pode ser necessária a realização de exames complementares como tricoscopia e biópsia de couro cabeludo.
Dentre todos tipos de alopécia, a areata tem uma particularidade: o folículo piloso NÃO É DESTRUÍDO, e portanto existe sempre o potencial de repilação, seja com tratamento ou até espontaneamente.
É muito comum a alopecia areata surgir após um período de estresse importante e nesses casos é fundamental o acompanhamento conjunto com um psicólogo.
A alopecia areata é contagiosa?
Nunca!
Quem pode desenvolver Alopécia Areata?
Qualquer pessoa. Geralmente aparece na infância, mas pode surgir em qualquer idade. Algumas vezes mais de um membro da família tem o problema.
Eu tenho câncer?
De maneira alguma!!! A queda de cabelos da alopécia areata é totalmente diferente da queda de cabelos por quimioterapia! A areata aparece na maioria das vezes em pessoas completamente saudáveis!
Existe tratamento?
Sim, há várias medicações que podem ser usadas para controlar a queda e estimular o crescimento. Não há um tratamento melhor do que o outro, mas há o melhor tratamento para cada paciente. A melhora é individual e o que funciona para um nem sempre funciona para o outro. Uns melhoram apenas com loções e pomadas, outros precisam de injeções no couro cabeludo e medicamentos orais. O importante é consultar o dermatologista assim que notar a primeira falha, seguir as orientações do médico, acompanhar com o psicólogo quando necessário e jamais tentar tratamentos não recomendados pelo SEU médico. Auto-medicação pode até piorar o quadro e provocar efeitos adversos graves!
Quanto tempo vai demorar para o meu cabelo crescer?
Não existe um prazo definido. A resposta ao tratamento é individual. Pode ser muito rápida ou muito lenta. Alguns pacientes podem ter outros episódios de queda mesmo após a melhora, o importante é ter consciência disso e não desanimar! Em casos muito extensos camuflagens e apliques podem ser usados para melhorar a auto-estima enquanto se faz o tratamento.
Pingback: Líquen plano - Dermatologia e Saude
Pingback: Porque minhas sobrancelhas estão caindo? - Dermatologia e Saude
Otimo conteúdo e esclarecedor !!! Muito Bom !!!