A alergia a esmalte de unha está se tornando cada vez mais comum entre as mulheres, e até mesmo entre crianças e homens. Já existem bases transparentes e foscas próprias para o público masculino, e elas também podem causar alergias.
Ela pode aparecer em qualquer época da vida! Você sempre usou esmalte e, de um dia para outro, fica alérgica? Bom, é assim mesmo. Mas é mais comum que isso aconteça em quem já tem ou teve outras alergias de pele, ou mesmo alergias respiratórias. Também é mais provável aparecer na infância, se as crianças usam esmaltes desde muito cedo, porque elas tem pele mais fina e sensível.
Como sei se tenho alergia a esmaltes?
O que você pode achar mais estranho nessa história é que a alergia a esmalte normalmente não aparece nas mãos ou em volta das unhas. Isso até pode acontecer, mas é bem mais raro. Ela geralmente começa na face! E principalmente em volta dos olhos e nas pálpebras. Então, se você começa a apresentar inchaço nas pálpebras, com vermelhidão, descamação ou ressecamento e coceira, pode suspeitar da alergia aos esmaltes.
Isso acontece porque a pele nesses locais é mais fina e mais sensível. Levamos os dedos aos olhos para coçar ou esfregar e aí colocamos a pele diretamente em contato com o esmalte, começa então um ciclo vicioso, quanto mais você leva a mão para coçar, mais alergia vai ter, e mais coceira vai aparecer. Mas atenção: só dá para ter certeza se a alergia é mesmo a esmalte após consultar o médico dermatologista e fazer um teste de contato.
Outras alergias a produtos muito usados como maquiagem, cremes, protetores solares também podem causar coceira em volta dos olhos, confundindo o diagnóstico. Existem também outras doenças de pele que podem causar vermelhidão e descamação nas pálpebras, com a dermatite seborreica e a psoríase, que podem ficar muito parecidas com a alergia.
A alergia a esmalte só aparece em volta dos olhos?
Outras áreas de pele sensível também podem mostrar as mesmas alterações, como a área em volta da boca e o pescoço. Quando a alergia se torna mais intensa, começa a aparecer também na pele em volta das unhas, que fica inchada, vermelha e descamando.
Então isso pode até causar alterações nas unhas, que podem crescer com irregularidades, fracas e com descamação. Algumas vezes a alergia ao esmalte aparece também nas palmas ou no dorso das mãos, em pessoas que fazem a própria unha (ou manicures profissionais) e que limpam o excesso de esmalte nesses locais.
O que acontece se eu continuar a usar esmaltes?
Se você continuar a usar esmaltes que dão alergia, mesmo quando a alergia é leve e com pouca coceira, a pele das pálpebras vai ficando mais grossa e escura, para se proteger do contato com o produto. Isso vai agravar suas olheiras. Se a coceira continua e você cria o hábito de esfregar e coçar os olhos, vai também causar flacidez das pálpebras e rugas.
Dra. Giselle Froes
Médica Dermatologista
CRM-MG 39552 | RQE 17150
Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br
Pingback: Alergia a esmalte de unhas: Como saber? - Clínica Dermatológica Carolina CoelhoClínica Dermatológica Carolina Coelho
Estou com alergia do esmalte.ai continuei a usar o esmalte ia realmente piorou então resolvi parar mais a coseira continua não sei o que fazer