A unha encravada incomoda bastante. Quem já teve não quer nem pensar em ter de novo. Com cuidados simples e o corte correto das unhas esse problema pode ser evitado.
O que é?
A unha encravada, ou onicocriptose, ocorre quando a borda lateral da unha entra na pele do dedo e inflama. É mais frequente nas unhas dos dedões dos pés, mas qualquer dedo pode ser afetado. No começo pode ser apenas um incômodo, mas pode evoluir para inchaço, vermelhidão e drenagem de pus, com dor forte que atrapalha as atividades diárias.
Causas
As causas mais frequentes são o corte incorreto da unha e sapatos apertados. Traumas como pisadas e topadas também favorecem seu aparecimento. É comum em atletas de corrida pela pressão extra sobre os dedos. Alterações genéticas ou da constituição da pessoa podem interferir.
5 dicas definitivas para evitar a unha encravada
- Cortar após o banho ou deixar de molho em agua morna antes de cortar;
- Cortar sempre retas, evite arredondar ou formar cantinhos. É melhor manter as unhas um pouco maiores do que deixá-las muito curtas;
- Lixar as unhas para evitar as espículas que podem ficar nas laterais;
- Evitar o uso de sapatos apertados e de bico fino. Para os atletas, é melhor comprar o tênis um ou dois números acima do normal;
- Não tirar as cutículas – são uma proteção da unha contra infecções.
Se você já está com a unha encravada, não tente resolver o problema sozinho. Procure um médico que pode orientar um tratamento conservador e evitar complicações. Nos quadros mais graves podem ser necessários tratamentos cirúrgicos.
Dra. Erica Fialho Pierote
Médica Dermatologista
CRM-MG 39638 | RQE 16114
Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br