Home » Doenças da Pele » Tratamento das Queratoses Actínicas

Tratamento das Queratoses Actínicas

Tratamento das Queratoses Actínicas

Ao consultar seu dermatologista de confiança, você descobriu que as lesões ásperas e avermelhadas que possui na face, colo e braços chamam-se queratoses actínicas e que as mesmas devem ser tratadas, pois podem evoluir para carcinoma espinocelular (câncer de pele).

As Queratoses Actínicas são encontradas em duas formas :

– Aquelas facilmente vistas ou sentidas pelo tato.
Campo cancerizável, quando as lesões ainda não podem ser percebidas, mas a pele já sofreu as alterações.

Para as lesões visíveis, temos várias opções de tratamento. São elas :

equipamento4

garrafa de nitrogênio líquido para tratamento de queratoses actínicas

Crioterapia : Destruição das lesões pelo nitrogênio líquido, por congelamento. Tratamento feito em sessões no consultório médico. Geralmente, não necessita de anestesia local. Formam-se casquinhas nos locais tratados, sendo necessários alguns dias até a cicatrização completa.

Bisturi de Alta Frequência : Destruição das lesões pelo calor gerado pelo aparelho. Tratamento feito em sessões no consultório médico, sob anestesia local. Formam-se casquinhas nos locais tratados, sendo necessários alguns dias até a cicatrização completa.

Imiquimod : Medicação tópica para uso domiciliar sob supervisão médica durante várias semanas, tem efeito antiproliferativo (não deixa as células ruins se proliferarem) e estimulante da resposta imunológica. Tem como efeitos colaterais possíveis vermelhidão, feridas na pele e inchaço local, com intensidade variável.

Fluoruracila : Medicação tópica antiproliferativa para uso domiciliar sob supervisão médica durante cerca de um mês. Comumente causa vermelhidão, feridas na pele e inchaço local, com intensidade variável.

Mebutato de Ingenol : Medicação tópica para uso em consultório médico ou sob supervisão médica, induz morte das células alteradas e promove a resposta imunológica. Pode provocar vermelhidão, feridas e inchaço na pele, com intensidade variável.

Aminolevulinato de Metila : Medicação para uso em consultório médico que na presença de uma fonte de luz adequada, produz destruição das células alteradas (fotoquimioterapia). Esta forma de tratamento é conhecida como terapia fotodinâmica.

E para o Campo Cancerizável ?

equipamento para terapia fotodinâmica

Os melhores tratamentos são aqueles que podem ser usados em áreas amplas, como a face, os antebraços, o couro cabeludo, o colo, destruindo apenas as células alteradas e poupando o tecido são. São eles :
. Imiquimod
. Fluoruracila
. Mebutato de Ingenol
. Aminolevulinato de metila

Cada tratamento possui suas vantagens e desvantagens.Para encontrar a melhor opção no seu caso, consulte o seu dermatologista de confiança. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.

 



Dra. Valeria Crispim Baiocchi CappiDra. Valeria Crispim Baiocchi Cappi
Médica Dermatologista
CRM-GO 8244 | RQE 4538

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *