Terapia fotodinâmica é uma técnica dermatológica utilizada para o tratamento de determinados tipos de câncer de pele (não melanoma) e, principalmente, na sua prevenção, através da eliminação seletiva das células alteradas (malignas ou potencialmente malignas). Desta forma, as cicatrizes serão minimizadas.
Como é realizada a Terapia fotodinâmica?
- A área afetada é limpa e, em seguida, aplicamos uma substância sensível à luz.
- Cobrimos a área afetada com um curativo opaco, impedindo a passagem da luz.
- Após tempo variável, retiramos o curativo e é feita a exposição da área afetada a uma fonte de luz específica (laser ou outras) por alguns minutos.
- A luz promove a ativação da substância aplicada e a destruição das células potencialmente malignas ou malignas de fato.
Quais são as indicações deste tratamento?
Pode ser utilizada no tratamento de queratoses actínicas, alguns subtipos do carcinoma basocelular e várias outras doenças como acne, rosácea, onicomicose ou mesmo para o rejuvenescimento facial.
Um uso bastante interessante é para promover uma “varredura” na pele cronicamente exposta ao sol e afetada por tumores recorrentes (campo de cancerização). A terapia fotodinâmica é capaz de identificar e eliminar as células alteradas antes mesmo que as lesões se tornem visíveis (efeito preventivo).
Trata-se de um procedimento ambulatorial que deve ser realizado por médico especialista. Logo após o tratamento e por alguns dias, a pele ficará vermelha e bastante sensível ao sol e à luz, como ficaria após uma queimadura solar. Consulte o seu dermatologista para maiores informações. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.