A psoríase uma doença inflamatória, onde encontramos histórico familiar em 30 a 40% dos casos. Pode afetar a pele, o couro cabeludo, as articulações e as unhas. Pode afetar uma ou várias unhas, e provoca uma alteração na forma e na textura (distrofia), causando irregularidades, esbranquiçamento e descolamento das pontas , que ficam quebradiças.
Entenda o que pode acontecer
- Depois algum tempo com psoríase aparece a alteração na unha
- Primeiro, surge a lesão na unha e depois na pele
- Só aparece lesão na pele
- Só aparece lesão na unha.
Esta é a situação que pode ser confundida com micose da unha. Portanto precisamos estar atentos e sempre observar as unhas de quem tem psoríase. As alterações nas unhas ocorrem pelo processo inflamatório na matriz ungueal, onde a unha é fabricada.
A seta aponta para o local onde é produzida a unha, chamada matriz ungueal, que fica embaixo da pele deste local. Na ilustração a unha é normal, sem psoríase. A inflamação neste local faz com que ela seja produzida com defeito e vai crescer alterada. É importante procurar o médico especialista para confirmação do diagnóstico e para diferenciar do líquen plano ungueal e da micose da unha, que também causam alteração na forma e cor da unha.
Tome cuidado redobrado, pois a unha com psoríase é mais frágil e tem mais facilidade para se contaminar com fungos, podendo ficar então com psoríase e micose. Como toda doença crônica, existe controle, mas não cura. A boa notícia é que a psoríase, tanto da pele quanto das unhas, não é contagiosa.
Existe tratamento especializado, como:
- Aplicação de pomadas
- Afinamento da unha para facilitar a penetração das pomadas
- Esmaltes terapêuticos
- Infiltrações (injeções na base da unha)
- Medicação oral ou injetável específica para psoríase, como o methotrexate e os biológicos
- Fototerapia
A indicação do tipo de tratamento vai depender da quantidade de unhas afetadas, se existe comprometimento das articulações, se a pele também está afetada e do estado geral da sua saúde. A psoríase é uma doença do organismo como um todo. Alguns fatores pioram a condição, como tabagismo, bebidas alcoólicas em excesso, obesidade, colesterol e triglicérides elevados no sangue, diabetes.
O tratamento tem maior possibilidade de sucesso se você se dedicar a controlar esses fatores, junto com o tratamento específico.
Boa tarde, estou usando esmalte de clobetasol uma vez ao dia, eu tenho que retirar o esmalte para aplicação de outro no dia seguinte ou passo novamente por cima do que já está. Obrigado