Home » Unhas e Cabelos » Tenho micose na unha. E agora ?

Tenho micose na unha. E agora ?

Tenho micose na unha. E agora ? 

Se você acabou de descobrir que está com micose na unha, consulte um médico especialista ! Não perca seu tempo com remédios caseiros, nem gaste seu dinheiro comprando tudo o que os outros indicam.

tratamentomicoseunha4

Micose na unha é coisa séria ! Não é assunto para a vizinha, nem para o balconista da farmácia e, muito menos, para blogueiras. Sabe por quê ? Na maioria das vezes, é necessário tomar remédios, que são fortes, principalmente para o fígado.

E muitas vezes, o que foi bom para outra pessoa não vai funcionar para você.

Existem vários tipos de fungos que podem afetar as unhas e, para eles, existem diferentes tipos de tratamento.

Dependendo do grau do comprimento das unhas, o tratamento também muda (e muito).

A saúde geral também influencia, assim como o uso de medicamentos para outras doenças.

Resumindo : o tratamento para a micose das unhas é individualizado e deve ser programado em uma consulta com um médico especialista no assunto e que esteja atualizado com os diferentes tipos de fungos, tratamentos com remédios e tecnologias relacionadas ao assunto.

tratamentodelaser1
E quais são estes tratamentos ?

. Comprimidos antifúngicos : Dependendo do tipo de fungo, o médico irá indicar o medicamento apropriado. Existem opções também quanto à maneira de tomar : diariamente ou uma vez por semana, por exemplo. Muitos não podem ser tomados junto com remédios para o colesterol;

. Esmaltes antifúngicos : Têm uma concentração bem maior de medicação do que os cremes e loções e duram até uma semana na unha, o que facilita o tratamento;

. Abrasão da unha : Pode ser mecânica (com lixa ou aparelho abrasor) ou química, com aplicação de cremes à base de uréia e ácido salicílico em altas doses. É uma boa opção quando a unha está muito grossa;

. Laser Nd YAG , em um comprimento de onda de 1064 nm : É um laser usado no tratamento da micose, que destrói o fungo graças a alta temperatura e seca a água de dentro da unha;

. Associação de tratamentos : Alternativa interessante e muito utilizada. Quando a unha está muito grossa, fica difícil para o remédio poder penetrar na unha. Neste caso , podemos associar os comprimidos com abrasão. Quando se opta pelo esmalte, a unha deve ser sempre lixada antes da aplicação. O laser pode ser associado ao tratamento oral.
Posso usar esmalte durante o tratamento ?

Evite aplicar esmalte durante o tratamento, pois os fungos morrem mais facilmente em ambientes arejados.

Lembre-se que a base, apesar de ser transparente, deixa a unha “abafada” do mesmo jeito. Procure usar calçados abertos e arejados sempre que possível, pelo mesmo motivo.

Tratar da micose e usar esmalte é o mesmo que costurar de dia e descosturar à noite: a roupa nunca fica pronta.

Quanto tempo dura o tratamento ?

O tratamento é longo, pode demorar até mais de um ano.

Enquanto a unha doente não for totalmente substituída pela unha sadia, não deve ser interrompido : o fungo certamente voltará a crescer. Por isso, siga corretamente as orientações do seu dermatologista e não interrompa o tratamento por conta própria, pois muitas vezes a unha está aparentemente curada, mas ainda existem fungos em atividade.

 



Dra. Maria Teresa Pereira SoaresDra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *