Home » Doenças da Pele » Siringoma

Siringoma

Siringoma-dermatologiae-e-saudeSiringoma é uma lesão de pele que surge como pequenas bolinhas na região ao redor dos olhos, é mais comum em mulheres e o tratamento é cirúrgico, realizado por dermatologista.

O siringoma é um tumor benigno, originado do crescimento das glândulas de suor. Surge como pápulas ou pequenas bolinhas de 3 a 5mm, da cor da pele ou ligeiramente amareladas. Ocorrem com mais frequência em mulheres, aparecem principalmente na face e região ao redor dos olhos e podem ser únicas ou múltiplas.
Podem surgir de forma rápida e espalhada por todo rosto, pescoço, colo e até outras regiões como a área genital, sendo nesse caso chamado de siringoma eruptivo. Pode estar associado a coceira, porém na maioria das vezes é uma queixa estética sem sintomas.

Não há tratamento tópico eficaz para esse tipo de lesão, mas podem ser removidos por métodos cirúrgicos. Várias técnicas podem ser usadas, desde a cirurgia tradicional com corte por bisturi ou tesoura, até o uso mais moderno de lasers ablativos, como o laser de CO2.

A quantidade de lesões, a localização e o tipo de pele devem ser avaliados pelo dermatologista para escolher qual modalidade de tratamento será escolhida. O médico dermatologista é o profissional adequado para o tratamento desse tipo de lesão de pele.



Leonardo RibeiroLeonardo Ribeiro
Médico Dermatologista

CRM-RN 5111 | RQE 1377

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *