Receita caseira : mel para tratamento de dermatite seborreica

meldermatologiaesaude

A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica da pele. Se manifesta como manchas e placas avermelhadas, com níveis variados de descamação e coceira. Essa doença ocorre tipicamente como uma resposta exacerbada a fungos, que povoam habitualmente nossa pele. Essa dermatite costuma acometer áreas “seborreicas” do nosso corpo, ou seja, áreas onde ocorrem maior produção de sebo. São elas: áreas do couro cabeludo, face, tórax, costas, axila e virilha.

Você sabia que o mel pode ajudar no melhor controle da dermatite seborréica? Isso é possível graças ao efeito antifúngico, antibacteriano e antioxidante – bem como pelo seu alto valor nutricional.

Já se foi demonstrado que o mel é capaz de inibir a proliferação de Candida albicans resistente à muitos antifúngicos, como nistatina, miconazol e clotrimazol.

Em um trabalho publicado no renomado European Journal of Medical Research, os potenciais efeitos terapêuticos e profiláticos do mel foram comprovados através de um ensaio clínico prospectivo. Aí vai uma dica para quem sofre com essa doença crônica de pele:

Dilua o mel para uma concentração de 90% (Pegue, por exemplo, 1ml de água morna e adicione 9ml de mel puro e misture bem).

Aplique como uma máscara nas áreas acometidas (áreas do couro cabeludo com caspa, áreas descamativas do rosto, frente do peito, sobrancelhas e/ou cílios).

Deixe a máscara agir por 3 horas antes de enxaguar.

Repita esse processo dia sim, dia não por 1 mês.

Você vai observar uma grande melhora e até desaparecimento da coceira, queimação, descamação, placas e vermelhidão dos locais onde a dermatite costuma se manifestar!

Depois das lesões terem melhorado com esse tratamento, você pode manter o uso da máscara de mel uma vez por semana por 6 meses para manter os resultados.

Só não aconselhamos esse tratamento para as pessoas sabidamente alérgicas a mel.

Com exceção a esse caso, costuma ser um tratamento isento de efeitos adversos.

O tratamento da dermatite seborreica concentra-se em limpar os sinais e sintomas da doença e manter o paciente livre de lesões com terapias de manutenção a longo prazo.

Como o principal causador dessa dermatite é a inflamação causada pela proliferação de fungos do gênero Malassezia, o tratamento mais tradicional é feito com antifúngicos e antiinflamatórios tópicos.

Em casos disseminados ou resistentes aos tratamentos convencionais, associamos medicações via oral, como antifúngicos, retinóides e vitaminas para um controle adequado do quadro.