Home » Unhas e Cabelos » Queda temporária de cabelos x diminuição verdadeira de fios

Queda temporária de cabelos x diminuição verdadeira de fios

Causas de queda de cabeloListamos aqui as causas mais comuns de queda temporária de cabelos e as de diminuição verdadeira de fios para ajudar na diferenciação dos dois quadros. No dia a dia, podemos ter uma perda média entre 50 a 100 fios, de acordo com a densidade do nosso cabelo. As pessoas que tem um volume grande de cabelos, perderão proporcionalmente mais fios diariamente. Além disso, esses fios perdidos obedecem um ciclo de crescimento e queda, cuja duração média também sofre variações individuais.

Quando existe uma diminuição verdadeira de fios, observa-se gradativa rarefação capilar, e o cabelo vai ficando ralinho e, às vezes, com falhas. Existe uma causa! E o cabelo só tem chance de voltar a crescer se essa causa for identificada e removida. Apesar de nem sempre ser possível remover os fatores desencadeantes dessa queda de fios, podemos controlar sua evolução se conseguirmos identificá-los.

Causas mais frequentes de diminuição verdadeira dos fios

Quando existe a queda exuberante de fios, também existem agentes estressores responsáveis! Nesses casos, a queda tende a ser temporária e se resolve espontaneamente. É o que chamamos de eflúvio telógeno.

Causas mais frequentes de queda temporária de cabelos

  • Dietas muito restritivas com diminuição considerável de peso
  • Pós-parto (link para artigo “queda de cabelo após o parto”)
  • Estresse emocional importante
  • Febre muito alta
  • Pós-cirurgia (link para o artigo “anestesia causa queda de cabelos?”)
  • Na recuperação de doenças agudas
  • Na pausa de contraceptivos.

Em qualquer situação de queda de cabelos, o mais importante é ser examinado pelo dermatologista que irá identificar em qual categoria se enquadra a queda e, de acordo com isso, direcionar a investigação. Algumas vezes ambas as situações podem coexistir num mesmo momento, justificando abordagem imediata com a intenção de aliviar a queda aguda, seguida de avaliação detalhada para dar sequência ao tratamento da diminuição de fios já existente.



Dra-Marta-Izabel-Cerutti-AlbeDra. Marta Izabel Cerutti
Médica Dermatologista
CRM-RS 14708| RQE 12477

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *