Home » Unhas e Cabelos » Queda de cabelos no pós-parto

Queda de cabelos no pós-parto

Queda de cabelos no pós-parto

cabeloescovaimagem

Quem nunca escutou que o cabelo cai após o parto ? Eu, como médica dermatologista especialista em tricologia, explico isso para minhas pacientes várias vezes ao dia. Mas quando você é a “vítima”não é tão simples assim. Eu tive bebê há 2 meses e as pacientes têm razão : é desesperador! Você realmente acha que vai ficar careca! Todos os lugares onde você encosta, inclusive seu bebê, ficam cheios de cabelos. Aí você se lembra daquele cabelo lindo da gestação e dá vontade de chorar…

 

Mas vamos tentar pensar com a razão e não com a emoção (tarefa difícil no pós-parto) para entender porque essa queda ocorre e diminuir um pouco o sofrimento que isso nos causa.

A queda de cabelos após o parto ocorre pela queda brusca dos hormônios femininos que estavam bem altos na gestação. Soma-se a isso o stress das noites sem dormir, a má alimentação porque às vezes não dá tempo de comer, o sangramento e, para quem fez cesariana, o stress pós-cirúrgico. Não há cabelo que resista!!

A notícia boa é que essa queda se chama Eflúvio e não afeta os folículos (raiz do cabelo). Portanto, os cabelos voltam a crescer normalmente depois de aproximadamente 6 meses.

Mas o que fazer para abreviar o sofrimento desse período? Não tem receita mágica mas eu estou fazendo o seguinte :

. Colhi meus exames para ver se não estou com deficiência de vitaminas e ferro, o que é muito comum após o parto;

. Estou tomando vitaminas focadas no fortalecimento dos cabelos. O mercado oferece diversas opções e seu dermatologista vai avaliar qual a melhor para você. As vitaminas não tem o poder de interromper a queda, mas ajudam com o crescimento dos novos cabelinhos que vão surgir;

. Uso aparelho com laser e LED, como escovas e capacetes, que também ajudam com os novos cabelos em crescimento. Assim como as vitaminas, existem inúmeras opções e seu dermatologista pode indicar a melhora para o seu caso;

. Faço tratamentos estéticos no salão. Esses tratamentos não vão melhorar a queda, mas me ajudam a gostar mais do meu cabelo nessa fase. O que fazer depende do gosto de cada uma : hidratação, escova, tintura, luzes, alisamento. Só não vá usar produtos com formol, principalmente se estiver amamentando.

. Última dica e mais importante : relaxar. Curta essa fase, curta seu bebê pequeninho, tente dormir e comer o melhor possível. Quanto mais se estressar, mais irá estimular a queda de cabelos. Garanto a você que essa fase passa e não vamos ficar carecas! E se precisar de uma ajuda extra, nós dermatologistas temos alguns recursos no consultório que podem te ajudar!

 



Dra. Juliana PiresDra. Juliana Pires
Médico Dermatologista
CRM-BA 21.882 | RQE 8828

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *